A CHINA... 08h34min.

A China não deixa de ter os seus “mistérios”, de lá veio o vírus chines, em que há dúvidas se foi “proposital” ou ocasional, ao mesmo tempo, lá poucas vítimas houveram se – menos de cinco mil - comparando aos EUA e o nosso país, e no final este país continente – pois tem quase 10mil km2, cujo população está perto de 1b.400m. – no final até saiu “lucrando” com a venda dos produtos para enfrentar a pandemia, e agora com mais destaque as vacinas...

A China, tem 5800 anos de história*, o Brasil tem apenas 521 anos, este país era praticamente desconhecido aos europeus, e, graças a Marco Polo, - 1254 – 1324 – realizou junto com seu pai Nicollò e seu tio Matteo, uma longa viagem que durou “apenas” 24 anos, pela Ásia, com destaque a China, tudo isto está registrado no livro: As viagens de Marco Polo. *

Em 221 a.C. teve o seu primeiro Imperador, Qin Shi Huang, esta modalidade de governabilidade prevaleceu durante 2.133 anos*, quando em 1 de janeiro de 1912*, a República da China foi estabelecida, anunciando o fim da China Imperial*...

Foram 37 anos de instabilidade, econômica e política que culminaram em uma guerra civil, quando, finalmente em 1 de outubro de 1949, Mao Tsé -Tung, proclamou a criação da República Popular da China, * com a bandeira da foice do martelo, isto, é o comunismo...

Após 27 anos o ditador faleceu, - 1976 – e as coisas foram mudando aos poucos, tendo em vista que a utópica diretriz comunista, não estiveram dando certo, e, em razão disto era preciso mudar, irrealizados “paradigmas”, quando foi feita a abertura ao “capitalismo”, porém, o regime se manteve no comunismo utópico, em que as liberdades são restritas, pois o estado em tudo interfere, inclusive na natalidade, em que durante mais de 30 anos era “permitido” que os casais tivessem um filho tão somente, se tivessem mais de um filho, a ele seriam “negados” os direitos de cidadão chines...

Ao longo destes anos, muitas empresas foram “atraídas” para lá, pois era ofertado uma mão de obra barra, em se comprando a seus países de origem, e, neste caso o “patriotismo”, fica em segundo plano, e o lucro em primeiro lugar...

Com isto grandes empresas se tornam “reféns” da China, até quando? E, quando eles resolverem valorizar sua mão de obra? Trump, fez um dramático apelo para que as empresas americanas voltassem a seu país, mas dá a impressão que lucro falou mais alto...

Finalmente, é preciso ter “cautela”, pois o “comunismo” utópico não acabou, e, tudo leva a crer, que a China aspire dominar o mundo, que Deus nos livre disto... 09h.20mi.

Curitiba, 19 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/01/2021
Código do texto: T7163265
Classificação de conteúdo: seguro