TRUMP - SAÍDA MELANCÓLICA?

Não!

Na minha infância e inicio da adolescência, bastava o Sport Club Cruzeiro de Porto Alegre, jogar em casa, para que durante a transmissão do jogo, ouvíssemos a referência a Colina Melancólica, muito embora o nome oficializado pelo clube, fosse Estádio da Montanha, mesmo que a elevação não possuísse cacife de montanha, quando muito de colina.

Já, quando o Estádio agonizava, no inicio dos anos 1970, pois fora vendido para que ali fosse construído mais um cemitério em Porto Alegre, o Cemitério João XXIII, tive a oportunidadde de dar-lhe um adeus.

Como cemitério o empreendimento juntou-se aos mais de 10 que ali estão.

Neste dia vínhamos desde o Estádio dos Eucaliptos, eu, o Kid, meu pai e o nosso amigo Gilson, pois papai havia assistido meu treinamento, no Estádio dos Eucaliptos.

Eu que não compreendia bem o significado de melancolia, tive a sensação do que ela representa, quando vi os primeiros sinais da demolição.

A melancolia representou-me como um sentimento que nos entristece, não o suficiente para chorar, mas para reviver tudo que de bom pode ser sentido, com a pessoa, lugar ou acontecimentos. Se ela não nos faz chorar, muito menos sorrir.

A melancolia frequentemente me visita, quase sempre pelos momentos bons que vivi e agora já não posso, revivê-los ou deixei passar sem viver na plenitude.

Hoje fiz questão de parar o trabalho e assistir parte da saída de Trump da Casa Branca. Enquanto ele e a esposa caminhavam para o helicóptero, pensei que a caminhada fosse melancólica, no sentimento que conheço, mas não, pareceram-me mais constrangidos de qualquer outra coisa e muito mais constrangidos os admiradores dele, que orbitam inclusive por aqui.

Provavelmente Trump esteja morto politicamente.

Se A Colina Melancólica não serve para definir o semblante durante a retirada constrangida, muito menos o sentimento que nos invade, quando nos abrigamos na Praça da Saudade, para tomar fôlego depois de sairmos de um funeral, no outro extremo do complexo dos cemitérios, que começa no bairro Azenha.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 20/01/2021
Reeditado em 27/01/2021
Código do texto: T7164217
Classificação de conteúdo: seguro