Você tem notícias da Saudade?

Enquanto você dorme, eu fico imaginando o que escrever , que mereça fazer parte de suas leituras matinais.

Veio a minha lembrança um hábito sempre presente em nossa casa, por anos a fio _ a leitura dos jornais.

Tudo começava com o fato de pegar o jornal , que um entregador jogava com cuidado,e ele caia sempre no mesmo lugar Todos nós líamos, e isto me lembra meu falecido irmão Marcelo, uma das pessoas mais inteligentes e cultas que já conheci. Tinha,em seu gênio forte, a sabedoria, a cultura. E o ritual passava por Suely, minha irmã,que fazia gosto de ser a assinante de dois jornais, e a última a ler.Assim sendo, pacientemente recortava o mais precioso artigo, que certamente ilustrava suas brilhantes aulas de Português.Eu, Zeila irmã, João,Denise.....Um rico costume,que chegou à geração de Gabriela,filha, André e Alexandre Gwaz , meus sensacionais sobrinhos.

Somos ricos, hoje! Ricos no transitar,ao nosso modo, pelo saber cultural .

Minha mãe merece um parágrafo especial.Recebemos dela e de meu pai essa riqueza.A memória arquiva detalhes perfumados, de minha linda mãe .Imaginem que minha irmã Denise, lia o jornal antes dela, por um motivo que só a cumplicidade entre filhos e pais é capaz de explicar . Minha mãe tinha acessos de espirro, pelo cheiro do jornal Então, Denise lia antes, para "desconcentrar" o cheiro.

O entregador jogava o jornal, que caia sempre no mesmo lugar...

Hoje nossa Vida assume a leitura digital, e procura tesouros ali. Um detalhe seria a vantagem de não prejudicar a visão, lendo os jornais, ao contrário de nossas leituras contemporâneas.

O moço da moto jogava o jornal, sempre no mesmo lugar. A família viajava, ia bem longe, pelo jornal,sem sair daquele lugar.. Por onde andamos? Pelo cheiro gostoso do jornal, parceiro de muitas viagens que não aconteceram.Por onde andamos? Pela leitura,que nos enriqueceu e enriquece, quando mora conosco,faz parte dessa família.

Quem sabe dia destes eu compre um Jornal, e nele eu veja a manchete que fale da cura desse vírus, mostrando a saída , a derrota , o " passa _fora" desse algoz.

O moço da moto, o jovem da bicicleta, jogavam o jornal....

(Nádia M Silva)

Sororidade Contada em Prosa e Verso
Enviado por Sororidade Contada em Prosa e Verso em 22/01/2021
Código do texto: T7165478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.