O poder da leitura

Em plena noite de sexta-feira estou aqui a refletir sobre o poder da leitura para fazer um texto baseado em outro que fiz dias atrás para uma redação escolar a ser entregue por uma geograficamente distante amiga.

Inicialmente percebi que este mesmo texto seria uma prova desse poder ou será que se poderia dizer que seria este poder posto à prova?

A verdade é que todo o conhecimento e evolução existente no mundo só foi possível pela transferência de informações e estas se dão preferencialmente pela escrita e leitura delas.

Já no antigo Egito dentro de suas pirâmides faraônicas quantas informações foram gravadas e até hoje coletadas pois ficaram cravadas nas pedras.

A Bíblia com seu antigo e novo testamento com a vida de Jesus que foi o primeiro livro a ser impresso no mundo.

O descobrimento do Brasil e suas riquezas descritas em detalhes a realeza de Portugal por Pero Vaz.

Já na época atual, os tele-jornais e a com notícias e informações do mundo todo repassadas em segundos para milhões de seres humanos de todas as raças e religiões.

A Internet com sua interatividade possibilitando a troca de opiniões, conhecimentos e até mesmo apoios e carinhos.

Nada disso seria possível se não existisse a leitura, tão importante que até para os cegos hoje são produzidos os livros em Braile e até os botões de urnas eletrônicas possibilitam que as mesmas sejam utilizadas por estes deficientes visuais.

Hoje nosso mundo está dividido entre os que detém o poder do conhecimento e os que não o tem e o poder da leitura fica patente nessa divisão.

A leitura possibilita o conhecimento e este, a evolução da sociedade como um todo.

Os poetas e escritores encantam as multidões com seus versos e textos, assim como os autores de novelas e roteiros de filmes tudo pelo poder da escrita que será lida e interpretada.

Finalizo dizendo que este texto não seria possível de ser realizado se eu não tivesse tido a possibilidade de aprender a ler e com isso acumular os conhecimentos necessários para expor minhas idéias por isso, vivencio em mim mesmo, o poder da leitura. E você o que acha disso?

São José dos Campos, 24/11/2006