CRÔNICAS DA CIDADE-12

QUEM SOU EU?

Quem sou eu? Ainda não sei.

Está é uma pergunta filosofica difícil de responder até hoje.Eu precisaria de tempo

,de mais meio séculos para repensar sobre esse assunto.

Mas,agora no momento só posso levantar pequenas conjecturas e tentar

explicar de forma simples essa grande questão existencial da humanidade.

Para começo de conversa,quero dizer que sou ÚNICO,não existe outros

iguais a mim nesse planeta,e nem vai existir quando eu partir.

Bem,para o mundo moderno,eu sou apenas letras,isto é,meu nome e meus números de cpf. Para a filosofia ocidental eu sou um sujeito cheio

de dúvidas existenciais que busca respostas satisfatória.

E para a religião mercantil,eu sou mais um 'pecador' perdido,que precisa

achar o caminho de volta à verdade seja ela qual for.Pois nenhuma religião têm todas as verdades e respostas.

E,para a minha mãe,eu suponho que,sou tudo de bom e ruim como filho.

Afinal de conta,ninguém nascer perfeito e morre santo.Já para os amigo,talvez,seja um amigo leal.Para os outros,um completo estranho...

Vamos ver o que os cabeças pensantes têm a dizer sobre este tema polêmico e fascinante que desde a atinguidade até os dias atuais ainda tira o sono de poetas & filosofos.

Um escritor bastante inefável é Rubem Alvez,no seu livro 'concerto para corpo e alma,ele fala de muitos 'EUS" e recorre a Bíblia dando-nos este interessante exemplo.

"Quando Jesus lhe perguntou 'qual é o teu nome',ele respondeu numa mistura de verdade e gozação:'meu nome é legião porque somos MUITO."

Em seguida,o escrito comenta:" Coisa maluca:EU,singular na Gramática,é

plural na psicologia...De fato o corpo é o mesmo.Mas os 'eus' que mora nele são muitos..."

Outro filosofo bastante conhecido,só que da atinguidade,é Platão ,o dono

da célebre frase mais importante do mundo grego: 'conhece-te a ti mesmo." Belo conselho para quem não se conhece.

E para finalizar está concisa crônica afônica,deixo uma pergunta para quem quiser responder nao para mim,mas para quem me ler:'Quem sou eu?E,se sou.Quantos sou ?

FIM !

Joelson Gomes da Silva
Enviado por Joelson Gomes da Silva em 23/01/2021
Reeditado em 29/03/2021
Código do texto: T7166972
Classificação de conteúdo: seguro