Tecnologia X Natureza


Seres humanos. Uma das cerca de 8 milhões de espécies vivas do Planeta Terra. Fruto da evolução natural das espécies, assim como toda e qualquer vida animal e vegetal do planeta. E tudo isso ocorre sob o domínio resiliente da Mãe Natureza, fecunda, perfeita.

Hoje, evoluídos, vivenciamos uma era explosivamente transformadora: a era da Tecnologia. Nosso conhecimento e interação permeiam e compartilham uma nova linguagem universal: Inteligência artificial, home office; lives, impulsionadoras, aceleradoras, coworking, big-data, base tecnológica, webinários, etc…
Quase que um “confinamento high-tech” à margem do que ocorre no meio-ambiente.

Mas a Mãe Natureza, continua, resignadamente, tentando preservar o ambiente que nos tornou o que somos como seres vivos. E sem tecnologia! Perfeitamente regulada pelas suas próprias leis, mas extremamente sensível às intervenções físicas, químicas e biológicas, que os seres vivos estabelecem entre si e, acima de tudo, com o meio ambiente que habitam.

Pesquisas científicas mostram que qualquer humano – especialmente na infância – precisa de contato com a natureza para se desenvolver e ficar saudável. Temos atração inata por esta relação. Experiências no ambiente natural fortalecem nossa saúde mental e física.

No entanto,devido ao acelerado avanço da uma vida cotidiana, cada vez mais artificial e virtual, quase não precisamos mais sair de casa ou do ambiente de estudos ou de trabalho. Estamos perdendo o contato com a Natureza. Mais do que isso, estamos a ignorando!

O efeito colateral desse “confinamento high-tech” já tem nome: o "Transtorno de Déficit de Natureza(TDN)”; uma nova doença causada pela desconexão entre humanos e natureza.

A pesquisa, a experiência e o bom-senso sugerem que nossa atração e necessidade de ambientes naturais e envolvimento com outras espécies são fundamentais para nossa saúde, nossa sobrevivência e nosso espírito.

Essa conexão é parte de nossa humanidade. Estamos sofrendo de problemas físicos e mentais (TDN) derivados de uma vida desconectada do mundo natural.

Mas, e então?? Devemos abandonar a evolução tecnológica, a modernidade?

Não. Mas não podemos ignorar a coexistência com a Natureza. Só ela garante a perpetuação de nossa espécie. Na esteira da evolução tecnológica, há uma necessidade premente de um comportamento baseado em sustentabilidade,valores e propósitos baseados no bem comum, na preocupação com o meio ambiente, e, acima de tudo, na sua preservação.

Acho que o surgimento de uma nova onda tecnológica, as chamadas "Startups", e de seu novos conceitos, ainda que essencialmente de base tecnológica, trazem um novo olhar para esta conexão. Tecnologia e Natureza não podem coexistir sem uma profunda interação… sem uma estreita simbiose…

As Startups estão mostrando um jeito mais fácil de evoluir. Idéias inovadoras, mais simples, mais práticas e menos agressivas ao ambiente e a vida natural têm sido a tônica no mundo das startups e de seus idealizadores, criando um novo ecossistema onde tecnologia e natureza possam coexistir.

Afinal, já dizia alguém:
“Quando você estiver angustiado enfrentando um grande problema e não souber como resolver, contemple a Natureza e Ela lhe dará a resposta” (autor desconhecido)

Autor: Iri Tama
Gestor e Mentor da "StarTAMA - Impulsionadora de Startups
 
Iri TAMA
Enviado por Iri TAMA em 26/01/2021
Código do texto: T7168841
Classificação de conteúdo: seguro