Um Passeio no Tempo

Ao aposentar-me, há exatos 23 anos, com pouco mais de 54 anos de idade e 35 de trabalho, pensei em voltar às atividades profissionais, numa outra área de serviço. Assim, voltei também a estudar, a fim de atender as exigências do mercado. Concluída mais uma graduação e após ter passado por alguns cursinhos de informática, visto que até então era "analfabeto em computador", renunciei a qualquer ideia de voltar a trabalhar.

Pensei: "se eu mesmo tanto reclamava por não ter tempo para ler, por que não aproveitar agora?"

Então, me dediquei à leitura e a passeios por terras nunca antes trilhadas.

Sempre que me ofereciam qualquer trabalho que implicasse em compromisso formal, eu dele declinava, imaginando que nos pouco mais de 35 anos nunca tive moleza. Agora é a desforra. E, como todo leitor, um dia quer ser escritor, assim o fiz, mesmo de forma amadora. Assim, se alguém ousar dizer o que o moço disse para o baiano Dorival Caymmi, que estava curtindo sua ociosidade em sua rede: "o senhor sabia que a preguiça é um pecado"?

Responderei como ele: "e a inveja também".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 26/01/2021
Reeditado em 26/01/2021
Código do texto: T7169070
Classificação de conteúdo: seguro