O tal leite condensado

Leite condensado, podemos consumi-lo sem sobrecarregar o nosso bolso ou o nosso organismo?

Essa é uma interessante discussão para o momento. Mas, leite condensado é comida de verdade? Acredito que comida de verdade seja arroz, feijão, verdura e, em alguns casos, carne. No entanto, muitas vezes, esses itens essenciais a alimentação, não estão presentes na mesas de muitos brasileiros, principalmente em meio a uma grave crise econômica e sanitária que é a que estamos vivendo.

Voltando ao leite condensado, com altos níveis de açúcar e pobre em nutrientes aumenta o nível de glicose no sangue e prejudica a nossa saúde. É claro que consumir leite condensado com moderação ou usá-lo em uma sobremesa em dias especiais pode até fazer parte de uma dieta equilibrada, ou satisfazer quem gosta de doce. O problema é o consumo e custo excessivo do gênero.

Consumi-lo todos os dias no café da manhã, acompanhado de um pãozinho não seria o ideal, mas também não faria tão mal, se não desfalcasse os cofres públicos brasileiros em 15 milhões de reais por ano.

Chicetes, refrigerantes, batatas fritas, são alimentos para quem tem dinheiro sobrando, não acham? Não para quem prometeu honestidade angelical e cortar gastos ao máximo para acabar com a miséria do país. Para o momento, o aumento de gastos públicos é absolutamente preocupante, tanto pelo acréscimo de despesas como pelo caráter supérfluo de muitos dos itens elencados na alimentação dos moradores do Planalto. Com o total de R$ 148 milhões gastos com principalmente com alfafa, guloseimas e batata frita, seria possível bancar 247 mil auxílios emergenciais, benefício pago no ano passado a pessoas de baixa renda por conta da pandemia de Covid 19.

Voltando ao tal leite condensado, o corpo humano não foi feito para suportar tantas cargas de açúcar no sangue e o povo brasileiro, em tempo de vacas magras, consequência de uma pandemia e da irresponsabilidade do presidente da república não tem como bancar uma mesa tão farta e tão docinha para os moradores do Palácio da Alvorada.

Mas o que fazer? Vou aqui deixar uma sugestão ao nosso “chefe maior”: “Como o Brasil tá quebrado e como não se pode fazer nada, afogar em leite condensado no momento não é o melhor caminho.

Nalia Lacerda Viana, 28 de janeiro de 2021

Fonte

Consultada pelo HuffPost, a nutricionista Ariane Bomgosto