O REINO UNIDO TEM MINISTÉRIO DA SOLIDÃO - E O BRASIL?

        Em 2018, por ato da primeira-ministra britânica Theresa May, o Reino Unido criou o Ministério da Solidão. Foi uma resposta a algo ainda mais alarmante do que depressão, suicídio ou mortes por quedas: os britânicos estavam “ficando para trás” na revolução da longevidade. Além de estarem morrendo sozinhos, estavam morrendo mais cedo. O referido ministério foi criado tendo por objetivo tratar como política pública uma "triste realidade" que atinge 9 milhões de pessoas naquele país: o abandono enfrentado pelos mais velhos, que geralmente não têm ninguém para conversar ou compartilhar seus pensamentos e experiências.

Ao que se sabe, o Brasil também corre na direção da tragédia britânica. Note que a criação do Ministério da Solidão no Reino Unido ocorreu quando sequer se falava em pandemia. Resulta daí, raciocínio lógico-dedutível, que se na época já se mostrava necessário, imagina na atualidade.

Confesso, não tenho conhecimento na área da psicológica, no entanto, já li e ouvi alguma coisa no sentido de que estar sozinho não é a mesma coisa que sentir solidão. Às vezes ficar sozinho é se reconectar. Pessoas sozinhas ficam na companhia dos próprios sentimentos e pensamentos, é saudável no sentido de conhecer a si mesmo e se fortalecer em meio à sociedade frenética por padrões e que nos bombardeiam de informações e exigências o tempo todo. Tomar esse fôlego é importante para o autoconhecimento e para encarar o nosso eu interior. A solidão, entretanto, é a desconexão, a ausência de pertencimento para com o mundo e com os outros. Pessoas solitárias não conseguem sentir identificação com o meio e com quem está ao seu redor, causando isolamento.

Muitas vezes o isolamento abre espaço para transtornos psicológicos graves, como a depressão e a ansiedade. Foi partindo desse fato que a Inglaterra decidiu criar um Ministério da Solidão.  Certamente, no momento, em plena pandemia, referido Ministério está salvando muitíssimas vidas no Reino Unido.

E quanto ao Brasil, aqui sabemos que existem milhões de idosos em total abandono decorrente da pandemia. Não deveria seguir os mesmos passos da Inglaterra e criar um Ministério da Depressão? Ou quando não, a nós brasileiros resta tão somente se conformar e ficar com a pressão.