SAUDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

SAUDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

É tão bom fazer muitas comemorações ao longo de um ano! Festejamos felizes e reunimos pessoas nos aniversários, formaturas, nascimentos, conquistas profissionais, no carnaval, nas festas juninas, Páscoa, Natal, Réveillon...

Que saudade dessas comemorações alegres!

Que saudade dos abraços, dos encontros, das viagens, das visitas, do cinema, dos shows, das festas populares, da liberdade de ir e vir, de caminhar à toa e sentir a brisa no rosto, olhar as expressões na face das pessoas que cruzam o nosso caminho!

É muito natural que este sentimento seja potencializado em todos nesses tempos de pandemia.

Além de todas essas saudades boas, o que este sentimento tão profundo traz de lembranças hoje, considerado “Dia da Saudade"?

Primordialmente, a ausência física de milhares de pessoas queridas, em todo o mundo, que tiveram que partir em razão de algo tão inesperado, tão minúsculo que é invisível a olho nu, mas tão letal que ceifou e ainda continua a destruir, impiedosamente, a vida de seres humanos neste lindo planeta Terra, sem que consigamos, ainda, dominá-lo.

Alguém disse que “saudade também é amor"...

Haja amor!

Esta é uma saudade dolorida, um sentimento misto de impotência, tristeza, angústia, necessidade de estar próximo, de dar e receber carinho, uma saudade do que é e do que era próximo e do que está mais afastado; um sentir que revelou sermos integrantes da mesma realidade, do pequeno planeta que sofre, chora e luta com as mesmas esperanças e é vítima das mesmas consequências.

Os seres humanos têm uma essência que não se submete passivamente às situações difíceis. Quaisquer que sejam as suas crenças, eles reagem, fortalecem-se, nutrem-se de confiança e coragem e lutam incansavelmente para alcançarem o melhor resultado, até encontrarem a solução que os faça retornar ao que é considerado normalidade.

Com a fé em Deus, no Superior Universal, em todos os Anjos e Arcanjos, em todos os Santos e Divindades, com a batalha incansável da Ciência e dos Pesquisadores, a certeza é de que esta guerra será vencida e o inimigo dominado.

A saudade continuará a existir, porém ela tem o poder de transformar a dor em uma lembrança associada a bons momentos vividos, tornando-a serena e possível de uma convivência compartilhada com novos e agradáveis acontecimentos.

A pandemia vai passar... O que não podemos evitar, acontecerá naturalmente... Compete-nos a responsabilidade de evitar, com seriedade, o que é possível e contribuir com as boas conquistas.

Saudade e amor são dois belos sentimentos que acompanharão a nossa existência.

Com confiança, fé e muita esperança continuaremos a comemorar com alegria, em breve, todas as festas e a liberdade de viver sem esta sombra que empana a beleza do nosso planetinha.

Dalva da Trindade S Oliveira

(Dalva Trindade)

30.01.2021