Fura-Fila

Agora, o exemplo mais patente é o da vacina. Mas, quem assim o faz é porque já fez antes. Essa esperteza do brasileiro é vista nos mais diversos setores da atividade humana. Vou me ater a um tema que é muito constante e que tenho também sido vítima: o Fura-Fila no trânsito. Como nossas rodovias são precárias, é comum em determinados trechos formar aquela fila indiana, em razão de um obstáculo lá na frente. Aí vêm uns espertinhos e nos ultrapassam pelo acostamento. Mas, lá na frente, eles vão precisar que alguém ceda espaço para eles entrarem na via principal. Não muito longe de onde moro, há um trecho em que isto ocorre com frequência. Assim, já vou pensando: "contra esperteza, esperteza e meia." Colo no carro à frente, sem deixar espaço que o "espertinho" adentre. E, sabendo das reações adversas, finjo que não vejo ou escuto qualquer pedido para ceder aquele espaço. E penso, "se o cara me vê de cabelinhos brancos", pode imaginar: "esse velho é surdo". E, por não ter olhado de lado ele ainda admite: "nem me viu nem me ouviu". Logo não vai ter reação desaforada, como habitualmente ocorre no trânsito. Conclusão: quem faz com a vacina é porque já fez em outras situações. Falta de moral é ética, invadindo o direito do próximo.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/02/2021
Reeditado em 01/02/2021
Código do texto: T7173561
Classificação de conteúdo: seguro