AMIZADE. CONVÍVIO. RESPEITO.

“Não rir, nem lamentar-se, nem odiar, mas compreender.” Spinoza

Já se fez boa comparação com relação à amizade, trincada é como o cristal ou um bom café, nem permanece visivelmente íntegro o cristal, nem é semelhante ao bom café, se esfria, requentado não tem mais o mesmo sabor.

É para serem reconhecidos valores e posturas, enfim como caminhar na vida, que se mandam as crianças à escola, não só para adquirirem conhecimento em geral, porém para aprenderem a conviver em grupo, sociabilizar, serem pacíficas, ficarem disciplinadas, cumprirem suas obrigações, e principalmente respeitarem.

A educação é a base social inteira. Nela se finca o alicerce onde se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.

Essa a grande mola humana, educar. Quem pode passar educação tem significativa missão na sociedade. É a suprema missão humana, e só assim o homem irá saber do que precisa para ser homem. O homem que não se educa e tem o passo em desacerto com o caminho da vida, vive de arrancos, topadas e tropeços, pois não entende a verdadeira razão por estar aqui e o que o espera. Mas paga alto preço no desacerto do passo.

De todo esse complexo educacional nasce ou não a moral propriamente dita, que não se trata de um conceito para atingir felicidades, mas visa sermos felizes nos tornando dignos da felicidade.

Portanto devemos nos comportar de forma que socialmente nossa atuação deva ser sustentada nos princípios de uma lei universal de convívio, de respeito. Disso nascem as normas. Da ruína ou da solidariedade social.

No mau caráter tem origem as normas que regulam o interesse econômico e moral, O DIREITO, interesse econômico e moral protegido pela lei. Fosse tudo um eterno jardim de infância, onde os conflitos das crianças acabam em risos, não haveria necessidade de leis.

Felicidade não se conquista a qualquer preço. É um ideal imaginoso e limpo. Nas sombras dos que não respeitam estão os gravames, as punições existenciais. Basta observar.

A humanidade com a qual caminhas não é um meio, mas o centro nuclear da qual você é parte. É o convívio que irá definir se você sabe se conduzir; respeitar, se errar se redimir, saber se desculpar. A grandeza humana está em recuar do que a consciência censurou. Não é pequenez, mas subido caráter.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/02/2021
Reeditado em 01/02/2021
Código do texto: T7173811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.