Cancelando o cancelador

As pessoas nos tempos de redes sociais costumam twittar em manada, em rebanho, um grupo harmônico para julgar e cancelar pessoas. Não é o famoso cancelar o CPF, como diz o ditado dos apresentadores de programas policiais no Ceará.

Mas sim cancelar a pessoa, excluindo ela da sua arte, da sua vida, porque ela cometeu um comentário ou uma atitude racista, homofobica, uma piada fora do contexto.

Diversos casos já foram mostrados no Brasil. O principal cancelado é o presidente atual do Brasil, pelas suas reinteradas palavaras negacionistas, homenageando torturadores e por ai vai.

Até o termo lacração ficou popular. Quando uma pessoa fala uma frase de efeito, se posiciona contra alguma arbitrariedade. Mas gostaria de questionar. Será que temos o direito de ditar regras, de julgar quem quer que seja antes da justiça mesmo se manifestar? Olha o exemplo do Marcius Melhem, que já está condenado pela opinião pública. Pode realmente ter cometido tudo que o acusam. Mas toda vez que ele se defende as pessoas falam que ele se vitimiza, que é o papel típico do abusador que quer distorcer a fala da mulher. Mas será que mesmo ele sendo ou não culpado, ele não tem direito de defesa?

Dentro do BBB21 o Lucas Penteado que nos primeiros dias perturbou a paz da casa e depois começou a sofrer as consequências sendo excluído por vários participantes inclusive a Karol Conká, negra, que parecia na vida real uma mulher cheia de palavras e ações transformadoras cheia de fãs lacradores aqui fora. Lucas falou algo interessante em uma conversa na madrugada de hoje com Sarah. Ele falou que o direito da justiça de defesa, não é para quem é inocente, mas sim para preservar o direito até do condenando se defender.

Karol Conká talvez com razão em não querer que Lucas ficasse com sua estória de sempre pertubando a paz da casa, passou dos limites. Ela disse que não queria o rapaz na mesa para comer com ela. Chamou várias vezes ele de idiota. Não deixava ele se defender. Ele não é santo, mas merecia melhor acolhimento das pessoas lá dentro do jogo. A única que ainda lhe deu oportunidade de ouvir seu lado foi a Sarah que está no paredão.

Eu acompanhava o programa ontem e depois pela madrugada e o assunto era o mesmo: Lucas Penteado.

Nas redes sociais estava Felipe Neto, Andre Henning e tantas outras pessoas que fazem parte do meu ciclo de amizade querendo lacrar a lacração. Ou seja, querendo cancelar a Karol Conká. Até a cantor Ludmilla falou que se a rap for ao paredão ela fará mutirão para tirar ela da Casa. Mas uma vez as pessoas fazem aquela de juiz. Se fecham contra a cantora que exagerou, mas ali é um jogo e todos oa sentimentos estão a flor da pele.

Quem está dentro do Big Brother não ver como as pessoas aqui fora. Lá dentro quase todos estão contra Lucas Penteado. E você lendo esse texto e se pergunta o que ele fez de tão mal para essa exclusão contra ele. Numas festas que tiveram o garoto surtou. Bebeu demais e falou algumas besteiras que ofenderam alguns participantes. Até a Camila de Karla chamou ele de otário. Ele virou o Téo Becker por um dia. Ai depois caiu na real, mas depois disso ninguém mas deu trela para ele.

Agora a loucura e doideira que se deu foi quando o Jogo da Discórdia que o Thiago Liefer puxou trouxe esse tema. Quem é o seu cancelador? Meu Deus que loucura. Os participantes não entenderam nada e julgaram Lucas como o cancelador, quando na verdade ele estava sendo cancelado.

Já diziam a mesma mão que afaga é a mesma mão que apredeja. Hoje somos pedra amanhã podemos ser vidraças. Então todo cuidado é pouco na hora de apertar o botão da exclusão de alguém, hoje você ejeta, amanhã você poderá ser o ejetado.

Para que exemplo maior do que Sérgio Moro e Deltan Dalagnhol. Eles cancelaram o Lula das eleições com duas condenações sem provas e combinadas nos bastidores e hoje sendo revelada pela Vaza Jato e pelo STF.

Eles julgaram e agora serão julgados. E quem um dia parecia herói poderá lá na frente mostrar-se um verdadeiro bandido de toga.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 02/02/2021
Reeditado em 02/02/2021
Código do texto: T7174448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.