AMARGA COLHEITA

Você já parou para pensar quando está saboreando esta delicia feitas com o açúcar, ou simplesmente quando vai abastecer o seu carro com álcool produzidos nas usinas existentes e espalhadas pelo imenso Brasil. Vocês nem devem imaginar o que está acontecendo com milhares de trabalhadores que participam e trabalham nas várias fases da colheita da cana de açúcar para que este produto chegue a nos consumidores.

Em muitos campos de colheita de cana de açúcar, os trabalhadores são submetidos a trabalhos escravos, em condições desumanas, com excesso de jornada, tendo um controle inadequado do que está fazendo, os boias frias estão sendo transportados em ônibus de péssima qualidade.

Num estado de conservação da pior espécie, se machucarem não tem material de pronto socorros nas frentes aonde estão trabalhando.

A condição de trabalhos deste ser humano que trabalha é precária, sem condições de saúde, segurança enquanto que os principais ganhadores que lucram com isto estão em seus escritórios, com ar condicionado, tomando o seu cafezinho, a sua água gelada, bebendo whisky, não se importando com o trabalhador, pois eles têm o seu Advogado a sua disposição para resolver os assuntos relacionados a qualquer coisa que acontecer com os trabalhadores no corte da cana.

Você sabia que quando você toma o seu cafezinho adoçado, você nem imagina que os cortadores de cana têm baixos salários, com trabalho extenuante, com alojamentos da pior espécie parecendo bichos o ser humano, sendo alimentado com péssima comida, sentindo dores no corpo inteiro sem ao menos ter um medicamento ao seu alcance, seus sonos são interrompidos todos os dias nas primeiras horas do dia para que ele possa ir para o trabalho escravo.

Falta conforto e chuveiro elétrico, o fornecimento de marmitas é muito precário, e você não encontra um responsável para ajudar estes trabalhadores que estão sendo massacrados, escravizados no campo todos os anos quando vão colher a cana de açúcar. Muitos trabalhadores reclamam da falta de condições de conforto no alojamento, aonde ficam por um período de 7 meses jogados a sorte.

Pense nisto quando estiver saboreando um cafezinho, um doce, ou simplesmente quando estiver viajando de carro, principalmente se seu carro for a álcool, pois até chegar a você este produto muitos trabalhadores estão doentes ou morreram de frio ou por falta de um lugar mais humano para trabalhar.

Comendador Marcus Rios

Poeta Iunense – Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Membro Efetivo da Academia Marataizenses de Letras

Membro dos Poetas, Escritores e Artistas do Amor e da Paz

Membro dos poetas, Escritores da Casa dos Poetas e Poesias

Fundador da Casa da Cultura Iunense

Embaixador da Paz

Poeta do Amor

Mestre das Letras

Mestre das declarações apaixonadas

Mestre das lindas palavras de amor

Mestre das Inspirações imediatas

O Mestre dos Mestres

O Mestre do Amor

Mestre das Letras de Amor

Mestre dos Mestres das Letras de Amor

Amigo das Letras

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 02/02/2021
Código do texto: T7174585
Classificação de conteúdo: seguro