CINCO SENTIDOS - NESTOR TANGERINI

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Na antevéspera de meu aniversário, recebi o livro "Cinco Sentidos: monólogos, trovas e letras de música de Nestor Tangerini", organizado por seu filho Nelson Marzullo Tangerini.

O livro, editado pela Autografia, do Rio de Janeiro, reúne uma parte da vasta obra literária do neoparnasiano fluminense.

Tangerini fez parte do conhecido Grupo do Café Paris, de Niterói. São poetas injustamente esquecidos por três motivos: 1) no auge de sua produção o modernismo estava no auge; 2) poucos livros foram publicados por eles; 3) como o cânone literário foi fixado por escritores da Cidade do Rio acabaram marginalizados por questões de política literária.

Isso não aconteceu apenas em terras carioca-fluminenses, mas também nos mais recantos cantos do Brasil.

Como sempre aconteceu comigo ao me encontrar com a obra de Nestor Tangerini e seus demais confrades do Café Paris, li o livro de um só fôlego e recomendo a todos sua leitura.

O poeta é um grande satírico. Teve intensa participação como autor de teatro, escrevendo para a representação de grandes nomes, como o conhecídíssimo Grande Otelo.

Agradeço ao organizador pelo acolhimento que deu a um dos meus textos sobre seu pai, recolhendo às páginas 141-143 de "Cinco sentidos". Foi o mais agradável presente de aniversário que recebi neste ano.

Texto de Paulo Monteiro , membro da Academia Passo-fundense de Letras, em 2020.

Arquivo Nelson Tangerini.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 02/02/2021
Código do texto: T7175074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.