Minha querência (04.02.2021)

PROPOSTA: Você já teve uma ideia fixa? Daquelas que a gente só sossega depois de vencer ou quebrar a cara? Conta aí como foi.

- “Uma ideia repentina já é meia decisão” (José Américo de Almeida).

RESPOSTA:

MINHA QUERÊNCIA (04.02.2021)

Confesso que passei muito tempo... Passei? Não, passei não! Ainda estou! Ainda estou há muito tempo olhando para este arquivo, na época em que o título desse texto era “Colocar o título aqui” kkkkk, algo que eu sempre faço antes de escrever o texto, pois normalmente intitulo meus textos depois de escrevê-los, pois tenho que conhecê-lo primeiro.

E acho que a própria ideia de título é fixa, já que os textos têm que ter títulos, em sua maioria... O que me faz, agora, pensar que as pessoas também os têm, seja por questões de _status_ ou mesmo de rótulos (pois acredito que há certa diferença entre essas duas coisas). As pessoas sempre querem rotular e classificar as outras, como se fosse uma necessidade de sobrevivência, antes mesmo de conhecerem direito aquele outro ser. Sobre aquela diferença que citei no parêntese, acredito que os títulos são algo conquistado, mas que muitas vezes são usados para resumir alguém, que é um universo inteiro (todos o somos), somente a eles. E os rótulos são dados ou impostos, mas que podem ser usados como forma de protesto por quem os recebe.

Não sei se estou conseguindo me fazer entender, estou apenas escrevendo algumas divagações, mas isso de ideia fixa me remete muito às pessoas que são cabeças duras, que acreditam piamente em sua própria opinião e a têm como algo imutável. Mas creio que somos seres mutáveis, a todo momento de nossas vidas...

Porém, agora, deixando de lado um pouco essa parte filosófica minha (kkkkk), acredito que a ideia fixa que tenho no momento é ter de volta todos os meus livros perto de mim, bem como as caixas nas quais guardo presentes e bilhetinhos que recebi dos Amigos e do meu Amor. Essas coisas estão ainda na casa dos meus pais, porque na minha não tem tanto espaço, mesmo que seja bem mais espaçosa do que a casa anterior. É bom termos nossas coisinhas perto da gente, né? Mas por enquanto ainda não posso, entretanto acho que posso, sim!, considerar essa minha querência como uma ideia fixa.

E quanto ao título deste texto, acho que vou mudá-lo sim.

Paulia B. Sousa

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 04/02/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7176363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.