E aí, Deltan, belê?

Desde quando vocês começaram com a lava jato (minúscula) eu te acompanho bem como a tua “tiurma”. Como estudiosa da História do Brasil há décadas eu já sabia do enredo. Afinal, de golpe em golpe a gente vai, né não? Pois é.

Por sua conta voltei a estudar um pouco de Psicologia, matéria fascinante, e fui estudar o seu caso em relação ao Presidente Lula.

Deixa eu te falar: quando eu era garota a minha tia Norma (se você tivesse uma não seria o que você é) falava muito em inveja. Sempre com muito respeito a ela, eu não discordava. Apenas me calava diante das suas argumentações e ela sempre me dizia para ter muito cuidado com os invejosos. Repito: muito cuidado.

Passei a minha vida sem me importar com isso até que, um dia, eu me deparei com uma pessoa assim. Uma colega de profissão. Estranhamente agudo o seu nefasto sentimento e a mesma fez de tudo para provocar minha demissão em final de carreira. Essa fulana - a cris (minúscula) colocou alunos contra mim, por baixo dos panos ia articulando seu veneno nefasto e nauseabundo com abjeta maestria. Tudo muito escondidinho e eu senti o amargor da miséria moral, assim, tão próximo a me subtrair noites de sono.

Voltando ao nosso assunto primordial: você. Há anos comento com pessoas capacitadas sobre a inveja que certos elementos têm do Presidente Lula. E a gente ri.

Bem, acompanhando suas atitudes, suas falas, suas aberrações, realizei algumas pesquisas que ora compartilho. Citando apenas a sua última consideração até o momento (22:45 horas pelo horário de Brasília): “Dallagnol falou em arrancar e queimar a cabeça de Lula e disse que sentiria “tesão” em escrever a denúncia”, vamos ao resultado de algumas pesquisas a respeito dos seus sentimentos com o auxílio do google e do mestre Houaiss:

Inveja - substantivo feminino

1 - desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.

2 - desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.

Conforme encontrado em www.psicanaliseclinica.com/

“Inveja ou invídia é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem. Este sentimento pode gerar o desejo de ter exatamente o que o outro tem (tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser), sendo isso uma possível consequência da inveja e não a inveja em si, podendo essa ter outras demais consequências ou não.

A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como no Transtorno de Personalidade Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista”.

(A respeito desses transtornos você também pode acompanhar a dra. Elizabeth Zamerull no youtube. Está lá: "Dra. Beth esclarece". Não precisa contar nada prá ninguém não, deltan. Fica só entre nós, talquei???”)

Ainda segundo a psicóloga Erika Ricci :

“A inveja nada mais é do que a irmã gêmea da falsidade. O mecanismo principal da inveja é o ódio e a raiva. Começa com a não aceitação, porque o outro chegou a “tal lugar” e você não, e, em seguida, vem a frustração, sentimento que leva ao ódio, à raiva e às ações premeditadas destruidoras de “puxar o tapete”. Inveja é um sentimento negativo e a pessoa sabe disso. Assim, projeta-o no outro com a intenção de se defender e não interiorizar este mecanismo negativo, já que o perturba e incomoda muito. O invejoso fica o tempo todo prestando atenção no outro e sempre fica de olho no erro... Seu objetivo é destruí-lo porque pensa que sempre lhe está fazendo sombra (é capaz até de mandar uma mensagem dizendo que alguém fez algo errado, mas nunca dará os parabéns).

Inveja tem relação direta com inferioridade.

A pessoa que sente inveja reflete uma determinada inferioridade intermediada por certa maldade. A inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes”. A inveja também é considerada um verdadeiro veneno social. Dizem que tanto quem sente quanto quem é o alvo da inveja são prejudicados. Não há quem não saiba o que é sentir ou despertar inveja”.

Pelo que eu soube você tem uma igreja no vice-reinado de Curitiba, não é? Pode me corrigir se eu estiver errada. Pelo visto você é ou deveria ser versado em alguns assuntos bíblicos.

Só prá lembrar:

"O coração em paz dá vida ao corpo,

mas a inveja apodrece os ossos". – Provérbios 14:30.

Sabe por que apodrece os ossos, deltan?

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, nos ossos se concentram as energias do ser humano, a essência que provém dos rins, aquilo que nos dá direção, força de vontade, propósito... mas, falar em medicina tradicional com você é demais. É até petulância.

Deixa prá lá.

Valeu?

Beijos e queijos.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 13/02/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7183854
Classificação de conteúdo: seguro