Shakespeare ultrapassado?
 
Shakespeare vai ficar ultrapassado. Será? Fiquei pensando naquele diálogo entre Hamlet e Horácio, em que o príncipe diz: “Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que pode sonhar tua filosofia”.
 
Ora, isso talvez não seja mais verdade. Hoje, tudo que existe no mundo está na Grande Mídia, se não está, é porque é "fake news", é notícia falsa. Isso é ou não é verdade?

O homem moderno tem que estar bem informado, para ficar sabendo de todas as coisas que existem de verdade. É só ler aquele Grande Jornal, por exemplo, e ver aquele Grande Canal de Televisão.

Eu, por exemplo, modéstia à parte, já atingi um bom patamar de conhecimentos e de convencimento. Já consigo acreditar em quatro coisas que vejo na televisão e leio nos jornais: previsões meteorológicas, horóscopos e publicidade comercial. Além das propagandas eleitorais, óbvio. Acredito com a devida desconfiança, é claro:

- Previsões meteorológicas: às vezes fico esperando a chuva cair no meu quintal e ela vai cair no outro lado da cidade.

- Horóscopos: são um pouco vagos, a interpretação é muito difícil, podem estar sempre errados, ou sempre certos, ou às vezes certos, às vezes errados, mais ou menos assim.

- Peças publicitárias: é tudo verdade mesmo, a televisão jamais iria mostrar uma coisa falsa, mas já percebi alguns erros de informação que a gente perdoa, afinal de contas errar é humano.

- Propagandas eleitorais: normalmente os políticos não mentem, mas como exageram suas verdades!

Assim, embora tendo ressalvas, já tenho quatro coisas para acreditar nesses dois veículos de comunicação. Estou evoluindo. Um dia hei de acreditar até nos editoriais.

 
Itamar BC
Enviado por Itamar BC em 15/02/2021
Reeditado em 17/02/2021
Código do texto: T7185027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.