O pesadelo das línguas cortadas
 
É preciso ter muito cuidado com notícias falsas. Um dia destes tive até um pesadelo horrível. Pesadelo ou sonho maravilhoso, isso depende da avaliação de cada um. Para mim foi pesadelo mesmo. Vou contar.

No meu pesadelo (ou sonho maravilhoso, para alguns) as emissoras de rádio e televisão, em cadeia nacional, anunciavam as novas regras de liberdade de expressão. Explicavam o que aconteceria se alguém divulgasse algo que ainda não estivesse sido publicado nos grandes veículos de comunicação:

Seria acusado de espalhar “fake news”, e logo que fosse constatada a suspeita, mesmo antes de qualquer julgamento ou sentença, teria a língua cortada. Não teria mais abraços, nem seguidores na internet. Seria condenado às trevas das redes sociais, teria a casa arrombada, computadores e telefones apreendidos, e os moradores seriam execrados em rede nacional pelas TVs do Bem.

Mesmo sendo um homem de bem (assim me considero), tenho me preocupado. É que faço parte daquele grupo de pessoas que não são donas nem funcionárias de rádio, jornal ou televisão, mas têm o hábito de pensar em voz alta.

Assim, depois daquele pesadelo...

Diariamente, à noite, pego um jornal bem grande, ligo uma televisão bem grande num canal bem grande e respiro aliviado por estar, juntamente com minha família, pronto para só ver, ouvir e ler o que é verdade.

E que isso fique bem claro: sempre fui um menino obediente, e acredito na televisão e nos jornais. É para isso que vejo tudo na televisão grande. É para isso que leio os jornais grandes. É para saber a verdade, e quero estar entre os primeiros a saber, quando for divulgada.

 
Itamar BC
Enviado por Itamar BC em 16/02/2021
Código do texto: T7185782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.