O menino que conheceu o Governo

Enquanto os demais irmãos ainda estudavam na escola rural, uma das irmãs foi estudar na cidade. E minha mãe já profetizava: "formar-se para trabalhar no Governo, que tem emprego garantido para a vida toda". Era essa a sua visão, porque sempre morou no campo, naquele nosso seco sertão. A vantagem era estar às margens do São Francisco, onde água não faltaria.

Também por essa razão, o governo ali se fez presente, criando órgãos destinados a projetos de "agricultura irrigada", a partir da produção de energia elétrica de Paulo Afonso.

Assim, contando com a participação do então Ministro da Agricultura, o pernambucano Apolônio Sales, o município de Petrolândia começou a implementar o fomento da agricultura irrigada, até hoje a principal fonte econômica da região, que se estendeu também para as regiões de Juazeiro e Petrolina.

Muito embora a irmã que foi primeiro para a cidade não tenha aderido ao serviço público, três dos irmãos ali ingressaram, indo até suas respectivas aposentadorias. O sonho de uma mãe sertaneja, ao menos parcialmente, foi alcançado.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/02/2021
Reeditado em 18/02/2021
Código do texto: T7187286
Classificação de conteúdo: seguro