VACINA E RESPEITO

VACINA E RESPEITO

Depois da angústia de imaginar que o Brasil não teria vacinas suficientes para imunizar sua população, graças as políticas equivocadas adotadas pelo governo brasileiro no combate à pandemia e posteriormente a não aceitação do presidente no que concerne a sua eficácia, a vacinação afinal tornou-se uma realidade no Brasil, embora em baixa escala em relação às nossas necessidades.

Tendo notícia em Brasília de que minha faixa etária tinha sido contemplada com direito à vacinação, escolhi a 4a.feira de cinzas como o dia mais propício, por entender que haveria um número menor de pessoas em busca do imunizante. Não contava, entretanto, com uma dificuldade : falta de vacina no posto. Como não havia vacina, formou-se uma fila considerável à porta da Unidade de Saúde. Uma senhora logo começou a puxar um terço, pois estava angustiada, segundo ela. Era uma tarde chuvosa. Encolhidos embaixo de uma estreita marquise, aguardávamos em fila e de pé, por muito tempo.

Não sei se foi a força da oração ou se o posto recorreu a algum aplicativo de delivery; mas, a verdade é que, após duas longas horas e meia, as doses chegaram. Devo dizer, que os profissionais de saúde agiram com presteza e, em pouco tempo, eliminaram a fila e todos foram imunizados, com a recomendação para em um mês todos retornarem ao mesmo local para a 2a.dose.

Certamente que o fato de ter sido vacinado tirou de mim a preocupação que tinha durante todo o tempo. Um simples espirro deixava-me apreensivo se seria um sintoma da COVID. Agora estou mais tranquilo, mas cada vez mais consciente de que devo continuar com as medidas preventivas de higiene e uso de máscara, em respeito aos outros cidadãos. Estamos vivendo um momento crítico da pandemia, com números alarmantes de mortes e de contaminados. Não se justificam festas e reuniões comemorativas, cujas aglomerações ajudam na contaminação em série.

Embora imunizados, todos devem respeito ao próximo, à Ciência, aos profissionais de saúde e ao próprio país, que necessita voltar à normalidade o mais rapidamente possível.

ABC DAS LETRAS
Enviado por ABC DAS LETRAS em 18/02/2021
Código do texto: T7187785
Classificação de conteúdo: seguro