LEIS, JUSTIÇA E AGENTES COMPLICADOS

LEIS, JUSTIÇA E AGENTES COMPLICADOS

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O episódio envolvendo a prisão do deputado Daniel Silveira nesses últimos dias, implica uma série de análises. E a primeira delas é a sua condição junto à sociedade, haja vista que foi um policial um tanto quanto desaprovado pelas análises de sua própria corporação, a Polícia Militar do Rio de Janeiro, PMRJ, que o desclassificou como tal, em função das muitas ocorrências negativas nas quais se envolveu durante o tempo em que foi militar.

Ele é bacharéu em Direito e foi eleito deputado por uma fração do eleitorado que deveria acompanhar seu histórico de vida antes de nele votar. Mas, como é costumeiro, os eleitores, poucos deles, seguem esse critério. Por isso é que quase um terço da composição do Congresso Nacional é formado por elementos em débito com as justiças do país.

Sua prisão está sendo muito discutida. Uns a aprovam e outros não. E isso é uma coisa natural, haja vista que neste país não se está seguindo as regras da probidade e da conduta ilibada. Mas nesse caso específico, de ambos os lados há defesas de muitos. De culpa ou não.

No entanto, para quem costuma acessar o site do Youtube, tem a facilidade de assistir a vídeos de diversos conteúdos. E lá existem muitos deles de pessoas que falam mal e acusam ministros do Supremo Federal, STF, de forma até contundente, como são os casos do ex-deputado Roberto Jefferson e do Senador Cajurú. E isso está lá para ser visto por quem quiser.

Naturalmente que mesmo sendo pessoas tão importantes, não seja possível aos ministros do STF, em suas pausas, férias ou finais de semana, esporadicamente assistirem a tais vídeos. E mesmo que não o façam, alguns de seus próximos, com certeza, o fazem. E, naturalmente, lhes são mostrados.

Mas pelo que consta, esses dois citados até agora não esbarraram em situações próximas dessa que o deputado Daniel Silveira esbarrou. O que fica um tanto quanto destoante em matéria de legalidade, não é? É o caso de se usar dois pesos e duas medidas para situações iguais, propriamente ditas.

O preocupante é ver e saber que existem ministros do STF que são acusados de algumas ações fora do normal. Isso por si só já os coloca sob suspeição, tirando deles de forma imediata suas próprias credibilidades. E há um dentre eles, o ministro Gilmar Mendes, que possui ataques de muitos a respeito de suas falhas profissionais.

O país anda atravessando crises diversas. Mas essa da justiça não cai bem sob nenhum aspecto. Afinal, como um cidadão comum entenderá tantas divergências no que tange à legalidade coletiva? Em quem confiará, então?

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 19/02/2021
Código do texto: T7188011
Classificação de conteúdo: seguro