O SURDO, A CUÍCA E O BANDEIRO EMUDECERAM, OS SINOS NÃO

Este ano não teve carnaval, o surdo, a cuíca e o bandeiro emudeceram, a passarela ficou deserta. A quarta-feira de cinza chegou. Será mesmo quaresma? Sim! É quaresma, independentemente de ter havido ou não carnaval.

Se não havia ninguém na passarela no carnaval, também não havia quando Jesus percorreu o deserto por quarenta dias. Se o surdo, a cuíca e o bandeiro emudeceram, os sinos não. Os sinos nunca emudecem.

O tilintar dos sinos nos chamam, não precisamos nos assustar como crianças, quando víamos como um período assustador, falava-se, inclusive, em “lobisomem”. Na realidade a quaresma é o chamamento a reflexão sobre a realidade, compreendê-la e transformá-la. É período de oração, “encontro pessoal com Deus”.

O Papa Francisco disse, “O senhor Jesus, nos convida a caminhar com Ele pelo deserto rumo a vitória pascal sobre o pecado e a morte”.

Quaresma é alegria, oração, fé. Finalizo com a expressiva mensagem da música “Fé em Deus” de Diogo Nogueira Diogo, um sambista que não cantou o carnaval, não desfilou, mas fala com muita em nossos corações.

“A luta está difícil, mas não posso desistir / Depois da tempestade, flores voltam a surgir / mas quando a tempestade demora a passar / a vida até prece fora do lugar / não perca fé em Deus, fé em Deus / que tudo irá se acertar / pois o sol de um novo dia vi brilhar / e essa luz vai refletir na nossa estrada / clareando de uma vez a caminhada / que nos levará direto ao apogeu / tenha fé, nunca perca a fé em Deus / pra quem acha que a vida não tem esperança / fé em Deus / pra quem estende a mão e ajuda a criança / fé em deus / pra quem acha que o mundo acabou / pra quem não encontrou um amor / tenha fé, vá na fé / nunca perca a fé em Deus / pra quem sempre sofreu e hoje em dia é feliz, fé em Deus / pra quem não alcançou tudo o que sempre quis / fé em Deus / pra quem ama, respeita e crê / e pra aquele que apaga pra ver / tenha fé, vá na fé / nunca perca a fé em Deus”.

Vivamos a quaresma. Tenhamos fé.