Sertanejidade

Muito embora o termo não esteja dicionarizado, nem mesmo no "Aurélio", já empreguei a palavra por diversas vezes, sempre que me refiro às coisas do sertão do Nordeste. Se, porventura, alguém quiser me reprovar, terá também de censurar o termo "alagoanidade" tão empregado pelo setor turístico para caracterizar o sentimento de amor por Alagoas.

A área do sertão nordestino é maior do que qualquer um dos seus Estados. Assim, tem toda uma diversidade, isto porque além dos 9 estados, parte de Minas Gerais, notadamente o Vale do Jequitinhonha, é considerada Nordeste, para efeito de assistência governamental. Não à toa que nas antigas reuniões da Sudene, ali compareciam 10 governadores. Já testemunhei o fato na histórica cidade de Penedo, época da precariedade das telecomunicações, em que eu ali servi de ponte para Recife, na condição de Rádiotelegrafista.

Tendo vivido mais da metade da minha vida em cidades ribeirinhas do São Francisco, maioria delas no sertão, só posso exaltar o meu sentimento de "sertanejidade", região que enfatiza o caráter, a ética, a moral, como já dizia meu pai: "palavra de sertanejo vale mais do que qualquer documento assinado."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/02/2021
Reeditado em 20/02/2021
Código do texto: T7188821
Classificação de conteúdo: seguro