Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

9k=
Risadinha animaisculturamix.com Acesso 21 Fev 2021     

"Eles passarão... Eu passarinho"
 
A estima pelos pássaros fez-se presente em mim desde a tenra idade. Observava silenciosamente desde a habilidade de João-de-barro  ao emaranhado ninho da fiel andorinha. Num passado recente, ao ser quase abraçada por um Beija-flor, vindo de um pé de romã , senti-me como diz Chico César , em "Estado de poesia". Naqueles segundos, à proporção que ele valsava agilmente , manifestou-se em mim extrema gratidão ao Criador.

Dizem alguns especialistas que somos o segundo país no mundo com maior número de espécies de aves, a Colômbia está em primeiro lugar. Foi surpreendente para mim, ao saber que a cidade de São Paulo tem mais espécies de aves que todo o Chile e Portugal. Segundo dados mais recentes, são 531 espécies, o que propicia essa grande diversidade são os dois corredores verdes que passam pelo seu território: as Serras da Cantareira ao Norte e a do Mar, ao Sul, além dos mais de cem parques urbanos espalhados por seu território. Nesse apinhado de edifícios, há espaço para "passarinhar". Esqueça por uns instantes os ruídos do trânsito e das pessoas à sua volta. Olhe para o céu, para o topo das árvores, procure pelo chão e fique atento às vozes das Mariquitas, Risadinhas,  Quiri-quiri, Alma-de-gato, Irerê, Filipe e tantas outras aves dessa "Paulicéia Esvoaçada", com a devida vênia a  Mário de Andrade, pelo trocadilho. Encantada fiquei ao saber que a Tesourinha, viaja todos os anos, milhares de quilômetros, indo até à Colômbia e voltando para reproduzir nos parques paulistanos.

Penalizada com a  Asa-branca de "Gonzagão" que bateu asas do sertão, abrigo-me nas asas da Tesourinha, aquela cidadã do mundo ,  pedindo-lhe que numa de suas andanças, traga-nos a tão esperada vacina.
-Seria pedir demais, menina?
Enquanto isso, lembremos do João-de-barro na construção de nós mesmos e deixemos que o Bem-te-vi pouse em nosso coração, amenizando nossas dores na certeza de que o  amanhã  será de infinitas cores...



 
  
 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 21/02/2021
Reeditado em 21/02/2021
Código do texto: T7189877
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
Rosa Alves
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
192 textos (32754 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/21 20:52)
Rosa Alves