FALTAM SEIS DIAS PARA “ACABAR” O MÊS MAIS CURTO DO ANO E... 06h34min.

Mais seis dias e fevereiro chega ao fim, e o cotidiano vai deixando suas “marcas”, uma boa e outras nem tanto. Mas tudo isto não deixa de ser a Vida! Numa luta constante entre o “Bem” e mal, com muitos destaques...

Finalmente, - algo teria que ser feito – o senhor presidente da República, nomeou um novo diretor da Petrobrás, pois o que estava no comando terminaria seu mandato em março. Esta “politica” de reajustes acompanhando os preços a níveis internacionais, pode até ser “benéfica” aos acionistas internacionais, em torno de quase 40% cujas ações foram vendidas em Nova Iorque, no governo FHC, talvez em primeiro momento melhorou o caixa da Estatal, mas ao mesmo tempo, ficou “reféns” deles, em detrimento do povo brasileiro...

Este último aumento de 15% na gasolina e 10% no diesel, “doeu” nos “minguados” bolsos do povo. Algo teria que ser feito, pois estes constantes aumentos, fogem aos parâmetros da normalidade, visto que a inflação anual passou um pouco de 4% e, os “reajustes” dos derivados somente nestes dois meses primeiro meses deste ano foram de 6 a 7 vezes mais que isto...

A priori, a Estatal criada com o dinheiro público no governo de Getúlio Vargas, em 1953, deveria se desenvolver para suprir as necessidades do país, e, ficar menos reféns das importações e, tudo leva crer que passado 68 anos, isto esteja acontecendo...

Nos recordamos como se fosse hoje, a descoberta do pré-sal, pois abaixo desta camada, havia o “ouro negro”, que ao ser extraído “resolveria todos os problemas do Brasil”, houve até a briga dos estados, com os dividendos desta riqueza. Hoje pouco se fala nisto...

Ao mesmo tempo boa parte dos combustíveis fósseis estão com seus dias contados, visto que na Europa, os carros com motor a “explosão”, deixaram de serem produzidos já em 2030, dando lugar aos carros elétricos...

... Recuando no tempo, em pleno anos do regime militar, - nos anos 70 – quando começamos a dirigir um veículo, para facilitar no nosso trabalho de locomoção, - propaganda médica e vendas – algo que nem era levado em conta era o preço da gasolina, pois com certeza tinha um custo muito baixo, e naquela época, o país dependia das importações dos derivados do petróleo...

Diferente de hoje que realmente pesa no orçamento de todos os seguimentos, em razão que por uma opção do governo JK, deu prioridade ao transporte rodoviário, e as ferrovias foram “abandonadas”, dos quase 35mil km que existiam antes de seu governo, hoje devem estar em torno de menos de 20 mil km, concomitantemente o transporte de passageiros foi “abandonado”, diferente de outros países, em estas duas alternativas, caminham “juntas” ...

Em 1959, quando fomos prestar serviço militar na Polícia do Exército, na então capital da República, fomos de trem, outros até tinham começado sua viagem em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, poderia serem feitas de trem, demorava, mas chegava, de nossa cidade até o Rio, demorou em torno de três dias... 07h15min. Curitiba, 22 de fevereiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://recantodasletras.com.br/autores/wamorzimerman

menagensespiritas.site walmor.zimewrman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/02/2021
Código do texto: T7190233
Classificação de conteúdo: seguro