Bicicleta

Quase não se pronuncia mais esse nome para este veículo de duas rodas movido por tração humana: "bicicleta". Há quem diga que quando alguém se refere ao veículo por este nome já tem cabelos brancos. Se não tem ainda é por pura sorte genética ou reparos cosméticos que escondem o desbotamento dos cabelos. Se você disser "bicicleta" é porque o ponteiro do seu medidor geracional já está marcando para mais de quarenta. Pessoas abaixo deste marcador geracional chamam este veículo de duas rodas de "bike". Claro que existem muitos coroas, homens e mulheres, que já utilizam tal pronúncia moderna. Mas não deixa de ser engraçado quando verificarmos a indecisão que a criatura em uma conversa, numa mesma frase, utiliza as duas formas para se referir ao veículo de duas rodas. Isso prova que aprendeu primeiramente a forma antiga e depois sentiu necessidade de modernizar o vocabulário. Há quem diga que "bicicleta" e "bike" também são marcadores de distinção social. Bicicleta é um veículo de necessidade para aquele que não pode comprar uma moto ou um carro. Bike já é um veículo de lazer. Artigo de luxo e de status. Tem gente que adora dizer quanto gastou numa bike só para te humilhar. O investimento que fez na bike vale mais que seu carro usado. Humilha mesmo! Outros tem bike como esporte profissional ou amador. Independente da polêmica, só sei que comecei a pedalar minha bicicleta de lazer na solidão da noite. É triste pedalar numa cidade esvaziada de gente. O cenário é distópico.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 22/02/2021
Código do texto: T7190808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.