Comida

Já se disse que comida, bebida e sexo governam o mundo. Não necessariamente nesta ordem. A fome de sexo, de comida e de bebida sempre estiveram de mãos dadas com o prazer. No entanto, hoje eu gostaria de refletir sobre a fome de comida. Sobre o prazer sexual deixemos este assunto para uma outra crônica. Há quem diga que a gastronomia é a arte de usar a comida para criar felicidade. Essa frase é um bálsamo aos gulosos e gulosas de plantões. O nosso gosto culinário é cultural e, quase sempre, de forte influência familiar. As crianças muito cedo são educadas para serem leais ao gosto da família, mas ultimamente as famílias encontraram concorrentes de forte influências às crianças: são as grandes empresas de alimentação de fast-food em parceria com a mídia. A pizza, por exemplo, se tornou uma febre na gastronomia mundial. As culturas locais não resistiram ao sabor desse alimento esférico e saboroso. É bem menos trabalhoso para uma mãe, com seus muitos rebentos esfomeados, quando diz: "vamos comer pizza hoje". A cozinha não é um lugar que os adultos que têm crianças gostam de estar. Comida é bom de comer, mas fazer dá um grande trabalho. Quem inventou iFood deveria ganhar um prêmio Nobel. Comida de pronta entrega rápida economiza cansaços domésticos. Mas em época de pandemia muitas pessoas se ocupam na arte da culinária como passatempo. Acredito que se o confinamento demorar muito tempo, as roupas perderão a serventia no guarda roupa.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 22/02/2021
Código do texto: T7190809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.