Teste pelo orkut

Na semana passada fiz um teste que na realidade não deveria ter chamado assim pois com isso acabei alertando as pessoas e talvez o resultado em respostas poderia ser diferente ao menos no número delas.

Perguntei a mais de 400 pessoas se realmente liam todos os scraps enviados, se os respondiam ou se apenas os deletavam.

O número de respostas foi impressionante acredito eu pelo fato de ter mencionado a palavra “teste” pois mais de 78% das pessoas contatadas responderam se não num primeiro momento pois muitas não acessam diariamente, ao menos no decorrer da semana.

Percebi que ler os scraps a maioria das pessoas lêem ainda que sejam mensagens gerais mas que a maioria somente responde aos que fazem algum questionamento direto como foi o caso.

Muitas me disseram não ler textos muito longos 65% do total de respostas, 35% disseram não abrir links com medo de vírus ainda que explicitassem que os meus liam por já saber o nome do site e já ter entrado sem problemas.

Na quase a totalidade das respostas 85% houve certa indignação pelo questionamento feito quanto a leitura de scraps, porém nota-se aí que não seria leitura total mas o início pois os textos longos e que não tinham apelo forte eram desprezados.

Disso tirei certas conclusões, uma delas é que é bobagem enviar indiscriminadamente mensagens a uma lista toda sem saber do interesse dessas pessoas pelo assunto enviado.

Mais ainda em se tratando de longos textos que apenas tomam espaço sem ter a atenção de quem os recebe.

Percebi que as pessoas sentem mais falta é de um carinho, um oi, um bom dia, boa tarde ou boa noite mas que seja pessoal.

Também notei que as páginas em links sendo de sites já conhecidos são apreciadas e geram reflexão de quem as recebe.

Outra coisa que notei nestes dias é que as pessoas preferem a troca de mensagens instantâneas ainda que no orkut e por isso geralmente enviam mensagens às pessoas de sua lista que imaginam estar on pelas fotos da página principal e com isso obter resposta imediata.

Enfim o teste que na verdade não deveria ser teste mas uma avaliação de comportamentos foi bem sucedido e com isso percebi que não é perda de tempo enviar minhas mensagens e links a minha lista de amigos.

PS: Tanto estava certo no que escrevi dias atrás que o próprio orkut resolveu integrar o talk ao site para possibilitar mensagens instantâneas e até de voz. (11/11/06)

São José dos Campos - 23/10/2006