Valendo mais morta do que viva

Acordei na manhã de sábado com a luz do sol entrando pela minha janela banhando minha cama, espreguicei esticando os braços, com o pé joguei o lençol para cima, dei um salto quase mortal, era um dia especial, minha filha Sara estava completando 18 anos, embora já tinha desejado os parabéns na virada da meia noite, lógico, para primeira vez quis ser egoísta, sempre minha mae ou pai dela liga primeiro, particularmente me sentindo em segundo plano, pode ser bobeira, naquela data eu queria ser a primeira.
Estava feliz, embora essa pandemia nos afastou dos familiares no geral, sempre tem os mais próximos.
Vanessa minha filha mais velha cuidou de tudo, dos preparativos, convidando o pai, o namorado, opa!, os namorados, estes chegaram na sexta a noite, o primo Silas, a madrinha é minha irmã que ia trabalhar no sábado, e não poderia faltar a avó.
Mesmo com receio, pedindo para todos usarem máscaras e ficarem bem distantes. Como seria isso?
No meu apartamento o espaço é pequeno, pensamos em deixar um na varanda, dois na sala, dois na cozinha, dois no quarto...Não ia mais pensar nisso.
Estava feliz, pensei, lembrei dos meus dezoito anos, é o tempo passou muito rápido.
Fui até a sala peguei meu celular, isso era uma umas sete da manhã, abri o aplicativo do banco para ver se tinha caido na conta um resgate de uma pequena quantia e o que usaria para comprar o bolo, os doces e os refrigerantes, a conta disso era comigo.Também havia o saldo restante do meu pagamento que havia deixado na conta para pagar aluguel, condomínio, conta de luz, de gás, Internet e outras despesas que estariam na previsão para pagamento no débito automático.
Abri meu extrato...
O que?
Que é isso?
Cinquenta mil reais para descontar no dia 25?
Estava como D. Autorização...
deve ser golpe, alguém clonou meu cartão.Desespero me bateu, o coração disparou, a pontada na nuca, o pavor havia tomado conta de mim.
Mexo em todas as paginas do aplicativo para tentar descobrir o que era aquilo, e...Para minha surpresa Seguro de vida.
Não, não, alguém usou minha senha, me senti como assalto com dez metralhadoras apontando direto na minha cabeça.
Peguei o cartão para ver o telefone do banco, liguei:
- Devido a pandemia estamos atendendo de segunda a sexta feira, ia enfartar, estava num beco sem saída. Tentei ligar em outro numero:
Digite 1 para cartão, 2 para saldo, 3 para comunicar perda ou roubo, 4 para para contestar compras...Não tive dúvidas apertei esse.Para minha surpresa atenderam:
-Andre, Pois não, em posso ajudar?
- Moço pelo amor de Deus, estou desesperada, apareceu um desconto de 50.000 mil reais na minha conta para dia 25, fui verificar é um seguro de vida, e eu nem fiz seguro, me ajuda, me ajuda, por que estou a beira de um enfarto, se eu morrer ninguém vai receber esse seguro, ja que não fiz, vou morrer por causa de um seguro de vida?
Minha voz estava tremula e alterada.
Senhora, senhora, por favor se acalma, tudo tem jeito, vou ve risso , mas primeiro se acalma.Tome um copo de agua, eu espero, e vamos resolver isso. – Disse o atendente.
Fui, tomei um copo de agua, desceu como uma espada de fogo, engoli errado, engasguei. Dei um tempo, talvez um, dois segundos, o desespero levou me ao telefone.Pronto moço vamos lá.
-Certo, para segurança esta ligação está sendo gravada – Diga os tres primeiros dígitos do seu CPF .
-039 – respondi.
Dia a data de seu nascimento
09.08.1976 – respondi.
Ok! disse ele.
Agora diga o nome de sua mãe
Elisa Florença de Souza. – Respondi.
Meu cérebro parecia que ia explodir, tanta pergunta e o 50.000 não saia da minha cabeça, embrulhando meu estômago, meu nervosismo era duplamente agonizante.
Estou vendo aqui, é mesmo um seguro de vida – disse ele
Eu não fiz nenhum seguro, não sei de onde saiu isso. – disse quase tendo um surto do desespero.
Em fevereiro de 2020 a senhora fez empréstimo e contratou esse seguro.- disse ele.
Moço, estou acostumada fazer empréstimo, o seguro geralmente esta diluído nas prestações, e ou, pagamento a parte de cento e vinte reais mensais, nada exorbitante como esse valor. – Respondi .
- A senhora então não reconhece essa dívida?
-De jeito nenhum, só seu tivesse louca, cheirado cola para fazer uma seguro nessa proporção.
-Muito bem, estou cancelando, no ano que vem seria uma parcela unica de cinquenta e cinco mil reais – disse ele.
-Misericórdia, só se eu assaltasse um banco para pagar essa quantia – respondi.
- E ai? – esse valor vai sair do lançamento do debito automático?
-Sim, vai, porem ele ficara por lá por dez dias – Disse ele.
-Agora uma pergunta:
- Esse valor, não é aquele que funciona como cheque especial quando negativo vai engolindo o que cai na conta como credito e, o que tem de saldo remanescente? – perguntei
-Não, não se preocupe, ou ele pega o valor total, ou ficara esperando ter o esse valor na integra. – Disse ele.
- Isso é certeza, não é? – Mesmo por que não vou ter esse valor na conta.- Disse com ar esperando a confirmação.
- Moço, hoje é aniversario da minha filha, faz dezoito anos, ela esta aqui vendo meu desespero, meus nervos parece que vão rasgar a carne de todo meu corpo.
- Não se preocupe, ja esta cancelado, depois de dez dias esse valor sumira de sua conta corrente, vá comemorar o aniversario da sua filha e esqueça isso. – Disse ele.
- Muito bem, vou tentar me acalmar, o baque foi forte demais pra mim, em pleno sábado.
-Ja que estava com seguro de vida e nem sabia, pode me dizer o valor do prémio?
- Um milhão e meio - disse o atendente.
-Fiquei espantada!
-Estava valendo mais morta do que viva (pensei)
-Então por isso vocês queriam minha morte moço?
-Pois eu quase fui dessa para o além sem saber que tinha um seguro vigente? em seguida.Suspirei.
è dinheiro, um bom dinheiro - disse ele.
Desligamos o telefone. Todos presentes ficaram meio sem jeito de ver aquela situação preocupante e desagradável, logo, o assunto tomou outro rumo isoladamente entre os presentes.
O celular toca, minha irmã ligando:
- Seu apartamento é pequeno para receber as pessoas que vão comemorar o aniversario da Sandra, vão pra minha casa, levam tudo que iam usar e fazer ai, lá em casa é grande, tem a garagem, da para todos ficarem bem distantes uns dos outros sem problemas.
-Mas você esta trabalhando, e nós só vamos cantar parabens para não passar em branco. Falei.
-Não tem problema, meu marido esta lá, vou pedir para sair mais cedo.- disse ela.
- Esta bem, vou esperar o bolo, os salgadinhos e os doces chegarem, lá pelas quinze horas vão entregar e vamos para sua casa. Falei.
- Ligamos para minha mãe, o sobrinho, os namorados, avisando que havíamos mudado de endereço para essa ocasião.
O interfone toca:
- Entrega para Sara – disse o porteiro
- Ela já esta descendo – respondi
- Sara, entrega na portaria pra você, desce lá.
- Sara desceu e logo em seguida subiu, abriu a porta com uma cesta gigante do café da manhã.
- Quem mandou? – perguntei, embora soubesse.
- Ela abriu o cartão e disse:
- Foi a a madrinha . Esta desejando Feliz aniversario e disse para tomar cafe com vocês.
- O pai, o namorado da irmã olharam com aquele olhar surpresos.
Vamos, vamos arrumar a mesa – Falei
Nisso olhei o celular, minha irmão perguntando se ela recebeu a cesta, pedindo para tirar foto e mandar pra ela...
Já tnha tirado o papel que cobria a cesta, algumas coisa já tinha tidao da cesta .
- A tia quer uma foto da cesta – falei
-Colocamos de volta, tirei foto assim mesmo e mandei.
-Nossa! Entregaram assim sem um papel, toda desarrumada?
-Não, estava bonita a cesta, vi sua mensagem depois que havia chegado, poucos minutos depois que tinha aberto.Desculpe, não estava com cabeça para pensar nesse detalhe.
-Tudo bem, pensei que eles tinham mandado assim. E ela gostou?
-Gostou e muito , ela esta digitando uma mensagem pra você.
- Ta bom, até mais tarde. – disse ela.
Tomamos café descontraidamente, eu não, estava ponto de explodir, e mais tarde...
Tudo certo, as quinze e trinta fomos para a casa da minha irmã.
- Cade vocês? – minha mae no celular.
-Diz pra vó que estamos no congestionamento e não anda, vamos chegar pouco depois do horario marcado.
- Chegando lá minha mãe e meu padrasto já estavam lá. O sorriso para a neta.
Não demorou muito minha irma chega, sem beijo, sem abraço, apenas aquele sorriso que ela demonstrava estar feliz.
- Nossa!, você não está bem , te conheço , o que aconteceu?– disse ela.
-Nem vou entrar em detalhes, posso dizer que estava valendo mais morta do que viva – Falei.
-Como assim?, perguntou ela
-Estava valendo um milhão e meio, por um seguro que não fiz, e acordei no susto ao ver meu extrato, iam tentar descontar cinquenta mil reais da minha conta.
- Isso é golpe – disse ela.
- Não, foi direto no banco com os funcionarios, gerente, disse que foi um emprestimo que fiz, mas foi resolvido, vamos esquecer isso.
- Ainda bem, processa esse gerente. Disse ela.
-Nem quero pensar, isso acabou comigo. – Vamos arrumar a mesa?
- Vamos .
- No decorrer da tarde tudo aconteceu tranquilamente, todos estavam felizes, a aniversariante estava radiante.Cantamos parabéns e logo em seguida voltamos para casa.
Eu, minha filha aniversariante e seu namorado viemos no meu carro, A outra veio com o namorado e o pai delas.
Poxa! – Não estava para receber visitas em casa, porem, a vida continua, tentei ser mais agradavel possivel, e por dentro estava um caco.
Todos se acomodaram para dormir, minha filha Vanessa que arrumou as camas..Eu?
-Voces fiquem a vontade, vou dormir.
Estava querendo dormir para ver se acordava melhor, pensei em tomar um relaxante muscular, um calmante, mudei de ideia, do jeito que estava era perigoso funcionar inversamente.
No domingo levantei, estava me sentindo estranha, mesmo assim fui fazer o café, o preparativo para todos se sentirem bem e acomodados, sem demonstrar minha frustração.
O dia correu normalmente, após o almoço na sala:
- Sua unha está grande Danilo. Disse Vanessa para o namorado
-E a minha tabém, disse Mario – meu- ex marido, pai das minhas filhas.
Estava passando quando a Vanessa indagou:
-Mãe?
-A senhora não quer cortar a unha do pé desses dois?
-Olhei, corto, deixa eu ver essas unhas...Esta grande mesmo, há quanto tempo vocês não cortam?
- Danilo respondeu:
- Eu mesmo corto, sempre lembro na hora de calçar os sapatos, elas pegam na meia e no final do dia parece que o saparo era menor que o meu pé – Riu.
- Minha irmã cortou as minhas, nem me lembro quando foi. Disse Mário.
-Ok. Vou resolver o problema de vocês.Quem vai primeiro? - Perguntei
- Pode ser ele, apontando para o Mário, seu futuro sogro.
- Deixe eu ver seu pé Mario. Vou pegar o alicate e a lixa.
Nossa!, não corta. Muito dura, parece casco – Disse brincando.
- Ela vai cortar seu casco também Danilo,Vamos ver se o seu esta mais mole. – Disse Mário rindo.
- Ele é jovem...Falei rindo.
- Quero só ver – disse Mário.
-Não liga,casco são dizeres do pai dela, saudades dele – Disse Mário .
Vou ter que esquentar agua, por bicarbonato para ver se amolece – Falei para o Mário.
- Só não vai tirar cuticula, a ultima vez que você tirou meus dedos dava choque. –Disse Mário.
-Isso foi ha vinte anos atrás, você ainda se lembra disso?
-Lógico, não foi você que ficou com os dedos dando choque uma semana. – Disse Mario.
- Poe o pé na agua, deixe por quinze minutos.
-Em seguida cortei as unhas de Mário, ele agradeceu.
Vamos Danilo, sua vez – falei
-Ela vai cortar seu dedo. – Disse Mario.
- Nada, cortei os seus?
Vamos Danilo.
-Cortei as unhas do Danilo, lixei - Agora esta bonito.
-Muito Obrigado. – Disse Danilo.
A tarde todos foram embora. Eu, estava sentindo como se um trator tivesse passado em cima de mim, mas estava calma, apenas os reflexos do acontecido.
Segunda feira, terça e quarta olhava meu extrato e aquele valor ainda estava lá, incomodava, porem, estava ciente que ele ia desaparecer.
Quinta-feira acordei as seis da manha, olhei as horas, ve se isso é hora de acordar? – pensei.
Acho que vou tentar dormir mais um pouco. Do lado ele estava lá, o celular, antes de tentar dormir vou ver meu extrato:
Quarenta e sete mil em vermelho logo na tela inicial...O que?
Sera possível?
– Estou sonhando? – Isso é um pesadelo.A garganta fechou, a pontada na nuca voltou mais forte do que sábado, tive a impressão que ia desmaiar. Seis horas da manha, vou ligar pra quem a essa hora?
-Levantei, as lágrimas desciam copiosamente, de raiva, de nervoso, de preocupação, não conseguia distinguir essa sensação esmagadora. Fui ate o telefone e disquei o mesmo numero de sabado, nada. A voz eletronica dizia:
-Horario de atendimento as nove. Entrei em desespero.Mandei um watzap para o gerente, chorando dizendo:
O que esta acontecendo?
Disseram que havia cancelado, e de repente de cem reais minha conta ganhou cheque especial no valor de 48.000 negativo, engoliu o meu saldo, o que eu ia pagar meu aluguel que vence hoje...Faça alguma coisa.
Deixei a mensagem, fui tomar um banho, fazer o café, lavei roupas, coloquei o feijão no fogo, até dar a hora.
Finalmente o relógio marcou nove horas...Liguei
Falei para a atendente, moça estou desesperada, acordei com minha conta em 48.000 mil reais negativo, o banco pegou tudo, o rapaz que atendeu sábado disse que aconteceria isso...
- Calma, calma, vamos resolver.Primeiro a senhora tem que se acalmar. – disse ela.
-Como me acalmar, falaram uma coisa no sábado, e de repente acordo com um susto desse?
-Você tem noção disso?
-No sábado quase enfarto, hoje me vi no buraco. Meu aluguel vence hoje e não posso tirar nada da conta– Falei com a voz desesperada e as lágrimas desciam incontrolavelmente.
- Calma, estou vendo aqui seu extrato – disse ela.
- Outro dia falaram dez dias, e agora?
Vão falar o que?
É uma situação de emergência, desesperadora.
- Calma, vou chamar o gerente...Disse ela.
-Depois de alguns minutos...
-Amanha sua cota estará normal, pode confiar, esta tudo certo, foi cancelado.
-Muito bem, assim espero. – Falei.
Não conseguia acreditar naquelas palavras, ja estava pensando que meu pagamento seria engolido assim que caisse na conta, minha cabeça girava, precisava fazer mais alguma coisa, resolvi ligar para meu irmão:
- Oi, estou com um problema com o banco, preciso fazer portabilidade da conta salario para outro banco, não estou conseguindo raciocinar, me ajude:
-Quais os bancos que posso fazer isso?
-Como faço?
-Quem no trabalho tenho que procurar?
-Tenho que ir ao banco para pedir liberação?
-O que eu faço?
Meu irmão pediu calma...O que aconteceu?
Expliquei e ele disse:
-Você pode fazer a portabilidade para qualquer banco, tem que abrir um conta primeiro e depois sera feita a portabilidade.Se eles não quiserem fazer, você diz que fara um boletim de ocorrencia, que eles foram desleal com você.Vai lá na outra agencia e abra uma conta e tudo se resolverá.
Fui na Agencia proxima da minha casa, em outra denominação, cheguei e esperei tres horas para ser atendida. Enfim, conta aberta.
A gerente me explicou que pode demorar cinco dias, porem, vão tentar lhe convencer a não tirar sua conta de lá. – Disse ela.
- Não tem como me convencer, acordar com 48.000 mil reais negativo?
Isso faz qualquer um ter um ataque de loucura. De jeito nenhum, nada me fara mudar de ideia. – falei.
Fui para casa, não sentia nada, nem meu corpo, parecia que não era mais eu...
A noite, resolvi olhar as mensagens do meu gerente de um ano pra cá, não havia deletado.Foi então que vi que ele disse para eu fazer um seguro para o emprestimo, o valor era alto, porem na negociação teria um troco, e que com esse troco faria o seguro, como era alto achei que valeria para o tempo das mensalidades que iam a perder de vista, e esse valor cobria, parecia ser viavel. No entanto, ele não explicou que seria renovado anualmente, e se eu soubesse não teria aceitado, teria questionado.
No dia seguinte fui a minha agencia, falei com uma gerente, expliquei tudo , ao contar revivei minhas emoçoes, meus olhos enchiam d’agua.
- Ela me pediu descuplas em nome do banco, disse que ia falar para o gerente da minha conta liberar a portabilidade.
Ele vai te ligar – disse ela.
-Por gentileza, no mínimo sem contato, não quero mais falar nisso. – falei.
-Tudo bem, vou deixar uma mensagem para ele liberar, que você passou nessa agência e não tem mais interesse. –Disse ela.
-Você entendeu? - falei.
-Entendi, você perdeu a confiança. – disse ela.
-Exatamente, a pessoa que deveria me orientar ...Me senti traída, uma galinha depenada, sem pena!
 
Lilian Meireles
Enviado por Lilian Meireles em 27/02/2021
Reeditado em 27/02/2021
Código do texto: T7194087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.