J, o que foi a vida pra você?

Meu orgulho inoportuno me atrapalha pensar em viver, simplesmente ... viver. O nome legado para a posteridade, fantasia de eternizar-se. Mas, quanto mais os anos passam, penso que viver, simplesmente viver, longe do movimento que me arrebata para com as responsabilidades do nome, do afirmar-se, do ganho, é essencial. Viver, simplesmente, pode, em contextos como os de hoje, ser, de certa forma, um privilégio. Respirar um pouco, longe de tudo que nos aperta, feito engrenagem, é para poucos. Respirar, não ter necessidade de impor-se, de dizer belas palavras, mas, sugar as palavras que se desprendem das nuvens, é essencial.

J, o que a vida foi para você? Te ouvindo, costumeiramente, na rádio local, era de pessoas que falava... de pessoas com quem conversava... que não tinham anseios ou necessidades de fazer um nome ... (penso eu) ... pessoas do dia-a-dia, bem mais reais do que esse eu "eternizado". Mas quem não fala dos "grandes"? Esses poucos, mas diversos, "grandes"? Políticos, poetas, artistas, generais. J, o que pensava deles?

Se casou, não sei. Teve filhos? Também. Queria, talvez, transcender a letra de seu nome, além do nosso próprio tempo histórico. Que dure, enquanto durar a humanidade. Que dure seu "J", por essa "eternidade".

Uma última pergunta. Como foi para você? Valeu a pena?

Restam reflexões, que seu inesperado fim (?), aqui me suscitou.

Intenso foi, enquanto durou, eu diria. Nem versos, nem esta crônica, traduzem o fulgor de uma vida. Esse "J", que te tornou conhecido, segue

relembrado, por anos a fio. Mas o que tem de especial, foi feito em vida.

Enquanto a mim, entre viver e ser revivido, quedo em angústias vãs.

A reflexão desses momentos, são alento.

J, fostes alento também. Alegria de várias tardes. Que memória lindas muitas pessoas terão de ti. E, no entanto, somos um vago nome, que ecoa, delimitado, nos semi-vazios do universo; que rebate em paredes invisíveis, nessa arca cósmica chamada Terra.

Descanse em paz.

Ano de 2021, Fevereiro.

(Baseado em anotações de 28 de Outubro de 2012)

Diego Maguelniski
Enviado por Diego Maguelniski em 27/02/2021
Reeditado em 27/02/2021
Código do texto: T7194617
Classificação de conteúdo: seguro