MÃE

Mulher concebida, Aparecida e vivida. Ainda enumeraria outros adjetivos por mais algumas linhas. Mulher filha, mulher esposa, mulher mãe, mulher Maria...Maria vai com a Outra porque Nela confia. Tua presença é marcante. És íntegra, tens identidade ímpar. És receptiva, tens um sorriso que a qualquer momento se transforma numa gargalhada espontânea. És abençoada, tens uma áurea iluminada. Que mãe linda, Deus me deu!

Em um cenário desfavorável à evolução socioeconômica, em meio a desafios constantes, cumpriu um período juvenil com alegria e dignidade, elencando um rol de acontecimentos familiares e comunitários agradáveis e inesquecíveis. A parceria, a união, o amor e o respeito estiveram sempre presentes no seu âmbito familiar. Atenta às oportunidades, não permitiu que nenhuma se escapasse por entre os dedos. Com uma visão fraterna, especializou-se em movimentos sociais, início de uma etapa de provações e fortalecimento na prática dos valores morais e cívicos. Teve curta jornada estudantil, em contrapartida frequentou a escola da vida em tempo integral.

Os fatos de sua vida conspiravam para uma realidade até então dentro da expectativa, a constituição familiar. Agraciada pelas mãos divinas, tornou-se esposa e mãe ainda na juventude. Os dons maternos se afloraram e permaneceram em ti, para serem distribuídos com intenso amor aos seus descendentes. A dedicação no cuidado com o lar, a participação ativa nas decisões e projetos da família e a atração por ações comunitários, despertaram-na um olhar visionário sobre família e sociedade. A busca constante do conhecimento, o aprendizado prático adquirido a cada dia e a atitude sensata tomada diante dos dilemas apresentados, foram as principais referências que contribuíram de forma considerável para seu amadurecimento, capacitando-a para participar, significativamente, das mudanças benéficas de um cenário social inerte. Como membra de uma associação de voluntários determinados, pôde contribuir muito em benefício dos mais necessitados. Há anos que sua presença é constante nas atividades sociais e religiosas da sua comunidade.

O catolicismo tornou-se referência religiosa em sua vida. A sua fé espiritual está compenetrada nos ensinamentos de Jesus Cristo e Sua Mãe Santíssima. A oração é uma reflexão diária, que lhe traz o alimento para alma e a resistência para prosseguir diante às dificuldades. Através de uma dedicação exemplar dentro da fé católica, tornou-se inspiração para a família cristã. Devota da “ Sagrada Família”, defende como doutrina de vida, a prática dos valores familiares tradicionais. No legado adquirido e vivenciado pela minha heroína, destaco com admiração alguns valores fundamentais: a valorização da vida respeitando-a; acreditar que vida bem vivida se vive com gratidão; viver e, se preciso for, sobreviver, mas com dignidade; compreender que é necessário vencer obstáculos e se atentar com as oportunidades para não perdê-las; acreditar que a busca constante da felicidade é uma forma de senti-la aos poucos.

Sílvio Assunção
Enviado por Sílvio Assunção em 27/02/2021
Código do texto: T7194732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.