Interoperabilidade

Não nos assustemos com o tamanho da palavra nem com a dificuldade de pronunciá-la, afinal o termo estava sendo empregado repetidamente e de forma rápida por quem defendia a tese de Doutorado, na área de Tecnologia da Informação-TI. Se fosse noutro ambiente, seria capaz de nos provocar risos, tamanha a rapidez e desenvoltura na pronúncia "in-ter-o-pe-ra-bi-li-da-de". Mas, ali estávamos na condição de espectadores, a convite da família do Doutorando, tendo de nos mantermos na maior serenidade, em razão do evento de grande significado no setor educacional. Isto porque, no Brasil, ainda é muito baixo o índice de quem chega ao Doutorado.

Tendo sido aprovado com louvor, toda a família foi comemorar o feito num bom restaurante da cidade. Ali, de forma descontraída, tomando uns drinques, todos queriam imitá-lo, ao menos na pronúncia rápida da palavra. Mas, somente conseguiam pausadamente. E eu, que já havia treinado "o rio capiberibe está descapiberibado, quem descapiberibou foi o descapiberibador", consegui pronunciar tanto quanto ou até mais rápido do que o novo Doutor. E haja aplausos pelos que ali estavam presentes.

Hoje, o moço já fez Pós-Doctor e é uma figura de destaque na América Latina, em algo que é único, pelo que nem sem denominar. Apenas que é na área de Inteligência Artificial.

Alagoano arretado... de origem baiana.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 28/02/2021
Reeditado em 28/02/2021
Código do texto: T7194919
Classificação de conteúdo: seguro