A Eva bíblica era gostosa

Tem algo de revelador na narrativa bíblica do mito da queda. O desejo da carne. A fome sexual de Adão. A desobediência de Adão, em relação a Deus, parece que está diretamente relacionado ao desejo que ele sentia pelo corpo de Eva. Adão desobedeceu a Deus por preferir Eva. A primeira mulher foi esculpida por um Artesão divino e, por isso mesmo, Eva deveria ser muito linda. Num linguajar mais popular: gostosa. A beleza do corpo de Eva pode ter sido a causa da desobediência de Adão à proibição divina no paraíso. O primeiro sistema moral do Criador. A beleza da nudez de Eva deve ter despertado uma “fome sexual” nos olhos de Adão. Seu corpo deve ter acordado para “o desejo da carne”, ou seja, para as paixões e desejos físicos antes mesmo de Eva iniciar a desobediência no paraíso. Se é verdade que Eva foi a primeira a “morder” o tal “fruto proibido”, mas foi Adão quem viu primeiro no corpo dela os “frutos” do qual ele poderia se saciar. O corpo de Eva promoveu a dissolução moral no paraíso. Então a queda de Adão foi por ter desejado Eva. Toda vez que penso nesta narrativa bíblica me convenço que esta estória só poderia ser escrita por um homem. Os mitos de mulheres lindas e sedutoras que fazem os homens se perderem em paixões e desejos são muito anteriores aos mitos bíblicos. O mito da Grécia Antiga sobre “Pandora”, outra mulher linda e sedutora, tem bastante semelhança com o de Eva. A visão misógina sobre mulheres, beleza, sedução e perdição são mitos muito antigos e anterior aos mitos da cristandade. A beleza física da mulher, como algo perigoso ao homem, é de longa data na história humana. A bíblia tem outros mitos sobre beleza feminina e perdição masculina. A narrativa de Sansão e Dalila é de impecável advertência. Sansão foi “castigado” por confessar o segredo de sua força a Dalila. Mais uma vez, a beleza feminina prevaleceu para desfazer os acordos entre Deus e os homens. Dalila sabia do poder que o seu corpo exercia ao homem mais forte daquele tempo. Sansão disse tudo para continuar desfrutando da beleza dela. O “castigo” de Adão foi em saborear a beleza de Eva também. Ele "degustou" a Eva com os olhos (e sabe lá com mais o que) de uma maneira não mais inocente. O “castigo” de Adão está diretamente relacionado ao “pecado da carne”. Eva era muito atraente. Mas, diferente de Dalila, Eva talvez nem soubesse o quanto seu corpo exercia tamanha atração sobre Adão. A inocência produz seus próprios crimes. Adão não se conteve. Desejou sexualmente o corpo de Eva. A luxúria venceu os acordos morais do Criador com os homens. Foi assim com Adão e também com Sansão. Como diz um filósofo: “só um homem que gosta de mulher abre mão do Criador pelo gosto da mulher na sua boca”. O apetite sexual de Adão por Eva provocou a danação do casal no paraíso. Quem escreveu o Gênese e colocou a mulher nesta condição de gostosa, sedutora e perigosa deve ter sido mesmo um homem. A misoginia parece ter nascido do ressentimento em relação à beleza feminina.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 02/03/2021
Reeditado em 02/03/2021
Código do texto: T7196527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.