Não nasci para me formar (26.02.2021)

Este texto era para ser um poema estilo aqueles de _haicai_, mas acho que tão pouco assim (longe de deixar de ser lindo em sua complexidade) seria suficiente para minha tamanha indignação. Só me lembro do meme do Gil, só que a minha indignação chega a ser cômica, embora mais do que verdadeira.

Primeiro, não tive formatura do 9º ano porque ninguém da minha turma se interessou em fazer aquela festinha, tals e tals. Não que seja uma ocasião de formatura tão importante quanto outras, mas querendo ou não é um ritual de passagem, pelos quais passamos em vários pelas nossas vidas (alguns não tendo festa para comemorar, não é mesmo?).

Segundo, não tive formatura do 3º ano porque ninguém se interessou também! E Deus sabe o estresse que foi! Primeiro tinha o pacote padrão que a escola oferecia para a turma de formandos no finado “2º grau”, mas ninguém quis. Algumas meninas da sala, que achavam aquele momento importante assim como eu!, tentaram fazer uma comissão de formatura pra conseguir uma empresa mais barata e não sei mais o quê, porque o grande queixo era o valor!

Mas acabou que não fechamos o número de pessoas interessadas para termos nossa festa, com aqueles vestidos lindos e momentos de choro em homenagens, falar sobre nossa história com a escola, falar aos professores, agradecer-lhes por terem dispensado tanto tempo com a gente. Claro que, digamos, era a obrigação deles, mas mesmo assim tem que ser algo agradecido!

Terceiro! Sim!!! Dizem que um raio não cai três vezes no mesmo lugar... Ou são duas? Ah, o que importa? TERCEIRO: minha formatura da faculdade, que vou ter e não vou ter. Acho que o raio veio caindo meio torto. Tooooodo mundo da minha turma quer a formatura, mas quem não quer dessa vez é a porcaria do coronavírus!

Chegou até a pensar se a culpa não é minha, sendo alguém que, pelo visto, não nasceu pra se formar e acabei levando as pessoas das minhas várias turmas junto... Desta vez, teremos fotos, teremos a placa, teremos as réplicas e os quadros, mas e a cerimônia? No presente momento da escrita deste texto não sei como será e nem sei se será realmente... Como falei, há momentos rituais pelos quais passamos nas nossas vidas. Alguns têm festa e outros não, mas o que fazer com os que são feitos para festejar e esse momento não o ser?

Guardar no coração? Claro que vamos...!

Paulia B. Sousa

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 03/03/2021
Reeditado em 31/03/2021
Código do texto: T7197399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.