ENTRE GESTOS E DURAS PALAVRAS

O que para uns é uma bobagem. Para outros é uma imensa dor. Principalmente quando vem de quem mais amamos. E, tenho quase certeza, que a maioria das pessoas, em algum momento da vida, acabam se machucando com “duras palavras”.

Cada um nasce com sua personalidade. Porém, muitos conduzem suas vidas sob a “Síndrome de Gabriela” – “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...”, ignorando a oportunidade e a possibilidade de mudar e se tornar melhor.

Saber conduzir as palavras não é uma atitude difícil, quando se tem vontade, respeito e consideração pelo outro. Palavras suaves podem nos fazer flutuar. Assim como as palavras duras podem direcionar para baixo. Por isso, o cuidado com o que se fala é fundamental.

No decorrer das nossas vidas, tratamos cada pessoa de uma maneira diferente. E muitas até de forma semelhante. Principalmente a respeitosa. Mas, naturalmente, diferenciamos a forma de tratamento para cada uma. Seja com carinho, afeto, respeito, alegria, amizade ou amor fraterno.

Gosto das pessoas que me tratam bem. Quem não gosta? Me encanto por aquelas que mantém o respeito, admiração e apreço nas palavras direcionadas à minha pessoa. Afinal, rispidez não agrada a ninguém. Concorda?

Claro! Claro! Ninguém é perfeito. Em algum momento perde-se a linha e o respeito no tratamento. E isso geralmente acontece quando há divergência de energias ou quando o contexto de individualidade ultrapassa as regras da cordialidade. O importante é entrar na conexão do perdão e encontrar o equilíbrio para sintonizar na harmonia. O que nem sempre acontece. Mas, fazem parte.

Palavras são energias. Independentemente de estarem sendo lidas, proferidas ou escutadas. Doar palavras de carinho é fortalecer o afeto nas relações. E, ser recíproco ou recíproca nas palavras belas e sinceras é trocar energias positivas continuadamente. É a gentileza propagando a gentileza.

Entretanto, o contrário, receber palavras grosseiras, sem qualquer respeito a sua história é o mesmo que jogar, em áreas profundas, toda a consideração que existente nas relações; é sugar as energias felizes como um monstro terrível de um filme infantojuvenil.

Respeite para ser respeitado ou respeitada. Cuide para ser cuidado ou cuidada. Diga coisas boas para que possas receber coisas boas também. “Pois, é dando que se recebe”, diz a Oração de São Francisco de Assis.

Certa vez, um saudoso poeta escreveu numa canção: “O homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”. Entendo nessa frase que não devemos nos importar com o que o outro fala ou pensa. Que devemos ignorar qualquer atitude negativa para que não estrague nossa alegria. Porém, ignorar, ainda que nos preserve da insatisfação, não é uma atitude boa. Principalmente quando se trata de pessoas que devem gozar de grande afeto.

Por fim, pensem nas palavras. Pois, como bem sabemos: elas machucam ou alegram. Afinal, já diz o provérbio Chinês que “três coisas não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Então, não perca a oportunidade de proferir boas palavras.

Pense bem.

Mário Pires