A distopia brasileira

Como antagonista da utopia, muitos pensam na distopia como um apocalipse zumbi, um governo altamente autoritário e repressor ou uma guerra nuclear que destruiu o planeta terra, mas a distopia da alienação e um "analfabetismo literário" já vem desgastando o Brasil há muitos anos.

As livrarias, sebos e bibliotecas são lugares paradisíacos para qualquer leitor e não há um sentimento tão prazeroso para qualquer leitor quanto sair com inúmeros volumes na mão, prontos para serem apreciados. Nas palavras de Caetano: Os livros são objetos transcendentes, mas podemos amá-los do amor táctil.

É difícil viver em um país onde a maior parte da população só ler dois livros por ano (e provavelmente esses foram lidos como obrigação pela escola), devido a uma intensa falta de estímulo de todas as estruturas sociais, uma realidade tão angustiante, mas invisível para a maioria.

Mesmo com poucos anos de leitura, desenvolvi um senso de dever em estimular esse hábito maravilhoso para as pessoas ao meu redor: Algumas vezes com sucesso, mas outras com desculpas ridículas de falta de tempo (principalmente de pessoas que desperdiçam duas horas do seu dia para curtir as fotos do Instagram).

Foi um acontecimento nos dias dos namorados que me fez refletir mais uma vez sobre o assunto: Resolvi comprar um presente para mim mesma no sebo perto do colégio, mesmo estando doente e ficando com a garganta mais irritada por causa da poeira. É incrível como você consegue encontrar livros com apenas 20% do preço original, e ainda em bom estado, fiquei contente com a aquisição de um suspense policial sueco por 10 reais, e um DVD, também de investigação policial e falei para cada pessoa que eu encontrava sobre as minhas compras.

Quando eu estava voltando para casa, e mais uma vez relatando sobre, um aluno do terceiro ano do ensino médio perguntou: O que é um sebo ? É sujeira ? Apenas com essas simples palavras é notória a presença da distopia na nossa sociedade, talvez até mais assustadora do que uma invasão alienígena ou uma infestação de mortos-vivos,

Clarice Gaarder
Enviado por Clarice Gaarder em 07/03/2021
Reeditado em 09/03/2021
Código do texto: T7200591
Classificação de conteúdo: seguro