POBRE BRASIL!

Pobre Brasil! Dureza começar um texto dizendo isso, mas não parece haver outra maneira.

Não quero me firmar no contexto do nosso país no momento, que sem dúvida nenhuma é calamitoso. Digo isso porque não passa de consequência da má formação política do nosso povo, se é que podemos considerar que ela exista.

Não vou fixar meu pensamento nos políticos que estão em Brasília ou em qualquer lugar deste país, porque eles são gerados dentro das famílias também espalhadas por todos os lugares. Não são Etês que de repente desceram aqui, trazendo os vícios do planeta de origem. Os vícios dos nossos políticos são originados dentro de suas famílias, no nosso meio.

As forças que sempre dominaram por aqui, com raras exceções, nunca tiveram um mínimo de nacionalismo, não estou falando no sentido radical, mas naquele que representa o amor pela pátria.

As elites conservadoras, egoístas e atrasadas são as principais boicotadoras do nosso desenvolvimento, impedindo que tivéssemos uma educação de qualidade para todos, todos mesmo!

Onde estão esses da elite que tem o poder pra minar qualquer forma de desenvolvimento capaz de diminuir as desigualdades?
Essa resposta é fácil para quem quer pensar só um pouquinho.

Vamos lá! A quem pertencem os principais meios de comunicação no Brasil? Todos, os espalhados pelos estados e municípios, quem são seus donos? Eles são isentos? Trabalham para o bem coletivo?

Não, não são isentos, informam o povo em geral de forma tendenciosa, fazendo o povo acreditar que o que falam representa a verdade, e não podemos esquecer, que mesmo a verdade pode ser desvirtuada conforme o modo como é passada.

Via de regra esses meios de comunicação são dominados pelas elites, que elegem os seus para os cargos políticos de forma geral, de cabo a rabo, dos vereadores ao presidente.

Com a educação precária e sucateada, não é difícil pra ninguém responder de onde vem os juízes, promotores, procuradores, e outros cargos mais, que exige uma boa formação escolar para passar nos concursos mais difíceis. Acertou! Com algumas poucas exceções, são originários das elites.

Tem alguém que acredita que esses juízes, promotores, procuradores, que militam diretamente nos poderes da justiça, formados nas raízes das elites mais cruéis, tem alguma formação humanitária? Existem sim, mas a proporção é muito desfavorável. Uma grande parte pensa é em como ganhar um salário ainda maior do que aquele que já recebe.

Não sejamos ingênuos, a justiça é sim aplicada corretamente quando o Juiz honra o seu cargo e os demais atuantes cumprem fielmente o seu dever, mas fora dessa linha, quando exitem interesses maiores, e os aplicadores da lei não são honrados, as injustiças acontecem.

O povo apoia até a guilhotina sobre os seus pescoços, por não ter o conhecimento que precisaria, por se imaginar mais entendido do que é, por enganar-se, muitas vezes, pensando pertencer a essas elites e por incrível que pareça, por ser passional agindo como torcedor.

Infelizmente somos formados pelos telejornais recheados de jornalistas tendenciosos, economistas comentaristas sem nenhum compromisso a não ser com o seu próprio emprego, atendem o interesse do patrão.

Houve um tempo em que o professor tinha o mesmo status de um juiz, como é hoje?









 
JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 10/03/2021
Reeditado em 10/03/2021
Código do texto: T7203606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.