Pequenas Coisas Marcantes

Cursava a 5ª série do ensino fundamental, antigo 1º ano ginasial, no longínquo ano de 1972, quando me ocorreu um fato tão corriqueiro e tão insignificante para a maioria dos envolvidos, mas menos para mim. Era aula de língua inglesa e em certo momento o professor citou um personagem do programa infantil Vila Sésamo, prendendo a atenção dos alunos numa estratégia pedagógica infalível. A turma em polvorosa acompanhava com interesse a explanação do professor e interagia com empolgação. Eu não entendia nada que o professor dizia, não só porque falava em inglês, mas também porque não fazia a menor ideia de quem era o personagem que o mestre evocava. Não me fiz de rogado, levantei a mão e indaguei ao professor quem era o tal Garibaldo a que se referia. Em seguida houve um silêncio ensurdecedor e o professor, estupefato e surpreso, disse-me severamente: "você está brincando comigo, não é possível que você ou qualquer criança não saiba quem é o Garibaldo do Vila Sésamo!". Eu então, assustado e arrependido de ter interpelado o educador, completei: que vila é essa que nem sei onde fica? Foi então que uma coleguinha levantou e me socorreu, uma vez que o professor já perdia a paciência comigo, pois era como uma criança da geração das minhas filhas dizer que não sabia quem era Xuxa, e explicou que eu trabalhava no comércio de meu pai no horário em que o programa era exibido e que nem mesmo tinha tempo de assistir à televisão em qualquer outro horário. O professor então compreendeu e até comovido me explicou quem era o personagem. A partir daí, eu e minha coleguinha, nos tornamos amigos inseparáveis na escola. Íamos e voltávamos juntos todos os dias. Sua casa ficava no caminho da escola e todo dia lá estava ela a me esperar. Acho até que ela tomou bomba neste ano só para me acompanhar e ser a mim solidária como foi no episódio acima narrado. Dois anos depois ela mudou com sua família para outra cidade e nunca mais nos vimos. Certamente ela não faz a menor ideia de quão importante e marcante foi esta pequena passagem em minha vida.

marciusantos
Enviado por marciusantos em 11/03/2021
Reeditado em 12/03/2021
Código do texto: T7204331
Classificação de conteúdo: seguro