Copenhague Zero Grau - Sangue borbulha na neve

O trem corta a neve com seus dentes de rodas. Trem expresso, veloz, só se detém nas conexões e chega rápido ao fim do mundo. Corte fundo, simétrico, decidido. Alva é a neve bonita, a garça não é mais branca, a neve se pode tingir de vermelho de repente - e como pode, é de repente. E é o vermelho mais vivo, é carne, encarnada, marca de batom na taça de cristal, vermelho quente, palpitante, borbulhando, fervendo, contra o frio da neve cortada pelo trem. O vermelho que fala. Sangue.

Saiu de casa pensando em como voltar. Empurrado, pra frente, pra frente, era como não tivesse poder sobre aquele corpo que supunha lhe pertencesse, era como fosse impossível dar a meia-volta e caçar rumo do quente do apartamento, sua zona de conforto. Por causa duma mulher, pensava, tinha perdido anos de vida e aquilo não se compra na loja da esquina. Pensa na calva se anunciando na risca esquerda do cabelo, rugas do sorriso (também pra que sorrir tanto, qual é a graça?). O futuro agora se lhe afigura negro, tem cadeado no horizonte.

Matar-se na cama? Com revólver a poucos dedos do cérebro? Com silenciador, se possível, a vizinha detesta barulho e sua mãe detestava escândalos. Mas e o sangue na cama? Aqueles lençóis custaram tão caro! Vão ficar manchados para sempre, sabão em pó nenhum há de tirar. Na certa, o colchão se perderá também. Não. Não se matará na cama. Na banheira é mais higiênico, a água lava e o ralo leva tudo. Mas isso não é nada original, odeia prosaísmo. Quantos filmes não mostraram tais suicídios? E ainda aquela gente escandalosa, que enche a banheira de espuma e deixa a água avermelhada correr para fora, derramar no chão, sai por debaixo da porta do banheiro e se denuncia para as visitas? E com tantos percalços no caminho, teme não encontrar o modo ideal, para aproveitar seu desespero.

Decidido: o melhor é o trem. Um desses que não param nessa estação de trens-bala, que estremecem tudo, trens decididos que cortam a neve em simetria, trens expressos, mais velozes, param apenas nas conexões. Esses, sim. E será até de bom gosto a combinação de cores e contraste das temperaturas.

Amanhã, falarão dele nos jornais. E terá se vingado dela.

William Santiago
Enviado por William Santiago em 13/03/2021
Reeditado em 13/06/2021
Código do texto: T7206009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.