Meu Deus! O Brasil está enfermo..

É do consenso de boa parte dos brasileiros que lutam por um país mais justo, que nosso país está enfermo, sim, moralmente enfermo.Uma epidemia de mal caratismo, parece atingir grande parcela das chamadas elites culturais quanto as classes populares.A praga endêmica permeia em todos os setores de nossa sociedade. Igrejas, comércio,instituições políticas estão contaminados pela doença que parece não ter cura,pelo menos á médio prazo.Há quem diga que os brasileiros já traz este mal arraigado na alma.

O saudoso jurista Ruy Barbosa descrevera, certa vez, "que de tanto se multiplicar as nulidades, chegaria o dia em que o homem teria vergonha de dizer que é honesto".No Brasil, esta profecia já é uma realidade. Diante de tantas nulidades,tantas injustiças sociais, a busca de caratér virou "artigo de luxo", num sistema, que leva os indivíduo cada dia mais a comungar com o lixo.Lixo este que chega nas nossas casas através das notícias desalentadoras,da impunidade com as injustiças, das novelas que estimulam a traição,de falsos discursos de autoridades que não tem ação.Diante da triste constatação, não nos deixemos vencer pelo desânimo. Quem possui a "vacina" para combater esta epidemia,e exerce alguma influência social, não deve omitir-se de usá-la,seja nas escolas ,na igrejas,e principalmente na famílias,a célula-máter da sociedade.É preciso aplicá-la em qualquer contexto ou instituição em que estejamos inseridos.

Devemos, a cada momento, conscientizar a outros de que a praga da corrupção,destrói vidas,aumenta o número de doentes nos hospitais,matam sonhos e perspectivas pelo mundo afora, e se quisermos mudar esta realidade lá "fora" é necessária, começarmos a mudança, "cá dentro".

Devemos ter plena consciência de que a vacina para erradicação deste mal, deve ser, encontrada primeiramente dentro de nós mesmos,para depois buscarmos tornar a outros imunes.Se não formos fiéis conoscos mesmos nos mínimos detalhes ou situações, como respoderemos aos grandes desafios que encontraremos pela vida, no que tange a idoneidade moral?Como buscaremos salvar a outros, se no seio da própria família,não formos capazes de lidar com o tratamento da praga da corrupção, que começa com as minimas coisas?Quando compramos e não pagamos,quando furamos a fila,colamos a prova do outro,de certa forma, só estamos contribuindo para que a disseminação desta doença, se alastre em nossso meio. Torna-se necessária tratarmos deste mal na sua raiz, assim não correremos os riscos de colhermos seus amargos frutos.

Apesar de aparentar ser um caminho sem volta, ou uma doença sem cura, há medidas que podem sim, ser utilizadas para combater com eficácia esta praga que assola o nosso país.Porém, como dito acima, estas soluções devem começar a partir de nós mesmos,influenciando nossa família,nossa comunidade,agindo como Sal, em meio a um sistema cada vez mais deteriorizado.Se quisermos ter o PROGRESSO, por fim, devemos ter a ORDEM, por base. Se os outros não fizerem sua parte, façamos a nossa. Fica a dica.

Bom dia, Brasil;

Eliasoliver
Enviado por Eliasoliver em 13/03/2021
Código do texto: T7206190
Classificação de conteúdo: seguro