Trova feia, muito feia!

Por Airton Soares

TROVA FEIA

de minha autoria. Feia e machista que há muito habitava o meu subconsciente e que, não sei por qual motivo, resolveu dar o ar da sua `graça´.

A quem interessa possa

digo aqui o que me atormenta:

casar e sair da fossa*

ou comprar uma jumenta!

MULHER MERCADORIA

Não me refutem, não me apedrejem, apenas caricaturei o "zeitgeist" da época. Nos anos 60 era comum se ouvir, com a turminha da esquina, essas grosserias contra a mulher: Não sei se caso ou compro uma bicicleta; não sei se caso ou compro um botijão de gás.

OU SEJA, É MAIS NEGÓCIO

é mais barato a manutenção de uma bicicleta do que a “manutenção” de uma mulher. Terrível! Dá pra se ver e sentir a que grau o homem `coisificava´ a mulher ou ela se deixava `coisificar´! Fugi um pouco do assunto, mas ainda há tempo e bastaste espaço para entrarmos na fossa.

*ENTREMOS, POIS!

Está na fossa – O jovem leitor, que visita este espaço, com certeza desconhece essa expressão.

CUIDO EM EXPLICÁ-LA

mas, para tanto, criemos o seguinte cenário - Um soldado passa dias... E mais dias em um fosso [buraco grande] sem poder... Perfeitamente! Todas as suas necessidades eram feitas ali mesmo no buraco e quando batia a saudade dos amigos, da namorada e da família, eles tiravam um retratinho do bolso ou outra lembrança qualquer e ficavam horas e horas curtindo a ausência do ente querido... No fosso.

DAÍ POR EXTENSÃO

se dizer que fulano está na fossa e que não precisa, necessariamente, ser soldado na guerra espreitando o inimigo dentro de um buraco.

<><><<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><

Uma concordância acompanhada de uma branda reprimenda:

"Pois que compre a jumenta,

mas não se esqueça de olhar

se a tal é ciumenta

senão "bode" vai virar!"

kkk bjs kyriadalua