Cronicando Espinhos

Por que não Espinhos?

Para brindar essas longas décadas de convívio e por saber que és amante de rosas, trouxe-lhe um bouquet de espinhos. Em nossos profícuos e demorados diálogos sobre a beleza dessa espécie, jamais citamos os espinhos; os quais fazem parte do esplendor das perfumadas rosas.

Temos aqui vários deles: curtos e espessos, longos e pontiagudos, curtos e pontudos; etc, de modo que, assim como a espécie de rosa, variam os tipos e formatos de espinhos.

Todavia, podemos notar alguns detalhes em comum entre eles, mas todos são vigorosos e resistentes. Peguem-os nas mãos, examine-com esmero, analise como são poderosos. Suas mãos de pele lisa, fina e suave, logo se adaptarão à rusticidade deles. Questão de insistência, perseverança, tempo. Nunca vos disse, jamais entramos nesse mérito, mas somos formados para adaptarmos às novas tendências e realidades; e uma vez não tentado, nunca saberemos de tamanho potencial de readaptação inexplorado, possuimos. Tente, ponha a mão; mas com delicadeza e cuidado!

Contrário das rosas, os espinhos são rudes e difíceis de serem apreciados, mas uma vez tocados nas pontas / agulhas, são facilmente apaixonáveis.

Vistes? Taí uma enorme, dantesca particularidade que difere e muito, os espinhos das rosas; que são mimosas, belas, atraentes, porém, tremendamente frágeis. Uma semana quando muito, é tempo suficiente para desmantelarem no talo, desfalecendo.

Espero que goste da surpresa, pois assim terei motivos para trazer as rosas. Salvo revolução natural, as rosas, silenciosas pétalas de rosas, estarão murchas, desfeitas, caídas, despetaladas, mas nem por isso, deixarão de ser rosas; que unidas aos espinhos, tornarão sua sala ou seu jardim, um paraíso colorido.

E suas mãos: renovadas, calejadas, fortes e vigorosas, mãos?! Readaptar: antes tarde, que nunca. Ah, certamente você se identificou e entendeu bem os porquês da existência dos espinhos nas rosas, porém, deve-se enfatizar que nos acirrados diálogos entre essas duas espécies, sempre citam que é necessário readaptarem-se; obviamente, visando readaptarem-se um ao outro, para melhor!

Se és amante de rosas, nada melhor que cultivar os espinhos, pois, estão lá em defesa do belo; e não há olhos e mãos que não apreciem o que é belo.

Não sei se serei entendido, mas detesto, abomino, odeio a pobreza, em contrapartida, amo, curto demais, deleito-me em ser pobre. Enquanto a pobreza é doença contagiosa, ser pobre honesto, cumpridor, responsável, empático é riqueza não disposta, tesouro não cabível em qualquer mente de rico.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 19/03/2021
Reeditado em 19/03/2021
Código do texto: T7210591
Classificação de conteúdo: seguro