Fé em tempos de pandemia

Você tem medo de quê? Você acredita em quê hoje em dia? Já se perguntou em alguma hora do seu dia? Essas e outras perguntas , escutamos rotineiramente nas mídias ou em conversas virtuais ou rápidos encontros nas ruas,nesse momento crítico que o Brasil e o mundo está vivendo,com a tal pandemia de COVID-19.

Sim,porque com a chegada dela,ninguém ou quase ninguém está se entendendo e nem tendo paciência de se entender e entender ao outro. Muitas síndromes de pânico,desespero,ansiedade, o “ não sei por onde fazer”, “o que fazer a partir dela”,etc. Perdeu-se o “norte”, a rotina saiu do lugar,literalmente. O normal não existe mais e o novo normal não será tão normal assim. E muitos sentiram-se perdidos dentro disso. Até mesmo a fé foi balançada.

Muitos questionamentos começaram a aparecer,mesmo que antes já existiam em nós,nas crenças. A pandemia só fez mostrar que o apego a alguma coisa espiritual é tão essencial para o ser humano,como sair para trabalhar todas as manhãs.A fé em tempos de pandemia está mais vigente do que nunca,pois muitas pessoas se agarraram a ela,para diminuir seus problemas de stress,de isolamento ,usando-a como uma bússola.

E quando falamos de fé,aqui,falamos de todos os tipos. Seja on line ou presencial.com cursos pela internet ,que prometem a cura de todo mal espiritual ou uma simples meditação.

Alguns até irão achar estranho a meditação como um tipo de fé. Mas segundo certos neurocientistas,a neurociência é mais perto do espiritual do que se pensa,pois não podemos ser só corpo ou só espírito ; vem do nosso auto-conhecimento ,é um despertar em nós mesmos e não depende exclusivamente dos outros,numa tal interdependência. E até porque fé/meditação/ espiríto vêm da palavra espirar, respirar.Tudo depende da respiração,do nosso interior e desde que nascemos,meditamos.

Então,se fé significa o espiritual, o respirar e o meditar, não precisamos ter medo , ou desenvolver stress ,que pode ser causado por algo que saiu do nosso controle e nem muito menos ganhar uma ansiedade ou uma depressão ,como uns já disseram que 40% dos jovens desenvolveram isso pela primeira vez.

E,com tudo isso,você ainda continua com medo,de quê? Ou já está meditando,respirando ,espiritualizando-se melhor?