Sonhos, ilusões, devaneios e realidade.

Nessa madrugada talvez devido a fatos ocorridos nessa semana, me coloquei a refletir sobre os nossos sonhos de vida, as ilusões que criamos diante de certas situações, os devaneios e por fim o resultado final que é a realidade ocorrida.

Não citarei todos os fatos, mas lembrei-me de uma época em que meu pai comprara um grande terreno, acredito que mais de 100 lotes numa cidade vizinha com objetivo de ampliar sua fábrica de antenas (ele era pioneiro na fabricação de antenas parabólicas no país).

O tempo passou e fatores adversos mudaram o rumo das coisas no final ele vendeu estes lotes ainda por um valor baixo e aplicou o dinheiro dessa venda e também da de um outro terreno muito bem localizado aqui na cidade na bolsa, exatamente antes de haver uma grande quebra e acabou por perder quase tudo.

Lembrei-me do sonho que tive de um casamento estável e feliz para a vida toda com a mulher que amava e a tristeza de determinados fatores tenham feito ruir também esse desejo.

Em outro momento com muita euforia resolvi montar nesta cidade a primeira livraria internacional de toda a região talvez fosse devaneio, mas a grande quantidade de estrangeiros na cidade favoreciam o empreendimento. Além de inovar no acervo da loja inovei anexando a ela um café (coisa que não existia nem em livrarias da capital na época) para ser utilizado por estudantes, pois a instalara defronte o prédio das faculdades da Univap.

Mas o projeto foi aos poucos por água a baixo pelo excesso de confiança depositada em certos funcionários e a desfalques ocorridos.

Desejando sempre inovar resolvi instalar na cidade o segundo painel eletrônico de rua do país, na época para muitos da cidade, apenas mais um devaneio meu.

Mas o desejo de realizar foi mais forte e consegui, porém erros de instalação cometidos pela cia de energia acabaram por gerar enormes prejuízos em queimas de componentes e manutenção tirando a possibilidade de lucros almejada e até possível.

Resolvi anos depois (já separado da mãe de meus filhos) levar esse empreendimento para Fortaleza, afinal sempre gostei do nordeste para viver.

Mas o excesso de confiança em um sócio milionário daquela cidade fez com que em um ano viesse a perder todo o investimento de uma vida de trabalho.

Desde dezembro passado venho trabalhando num programa e numa loja virtual para lançar meu livro de mensagens pela Internet, afinal percebi que sendo um autor desconhecido dificilmente terei chances de uma distribuidora investir na produção e distribuição de minhas obras.

O sonho era que conhecendo pela telinha mais de 1000 pessoas e elas gostando de meus textos, poderia além de contar com essa clientela ter um grande número de divulgadores o que poderia até mesmo fazer com que pudesse viver do que escrevo.

Porém agora duas semanas após o lançamento oficial do projeto começo a perceber que talvez seja mais um sonho e não uma realidade.

Você que está lendo esses meus delírios e o resultado deles já parou para refletir quantas vezes sonhou, devaneou ou se iludiu seja com projetos profissionais ou de vida ou mesmo quantas vezes se iludiu com as pessoas com quem se deparou?

Muitos podem até mesmo achar que esse texto é para baixo, porém saibam que nem mesmo se tiver de morar debaixo de uma ponte eu deixarei de ter sonhos, ilusões devaneios e tentar a todo custo realizar aquilo em que acredito e também sempre estarei aberto a confiar nas pessoas mesmo que muitas vezes tenha me iludido nesse sentido.

Acredito em mim, na minha boa fé, na minha capacidade e acima de tudo que existe um Deus maior que está a desenhar meus passos.

São José dos Campos, 15 de julho de 2006.