OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO SANTANENSE

7.1- OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO SANTANENSE

No começo, como em grande parte do Brasil, a educação era artigo de luxo, sendo poucos, os que a ela tinham acesso. Em sua maioria, as famílias mais abastadas, por falta de uma escola, contratavam um professor particular que ministrava instruções básicas, como a alfabetização e noções de matemática, às suas crianças. Pessoas que faziam esse papel, eram chamadas, desde o antigo Egito, de preceptores. O Ilustre Maestro Sebastião de Melo trabalhou como preceptor, professor particular, junto a algumas famílias.

As primeiras instituições, em Santana, são da segunda metade do século XIX. A Câmara de Oliveira Criou e instalou uma das primeiras escolas públicas de Santana.

Câmara Municipal - Resolução 2° - O Dr. Antônio Justiniano das Chagas, Presidente e Agente Executivo Municipal.

Faço Saber a todos os habitantes do município que a Câmara votou e eu sancionei a Resolução seguinte: Art. Único. Fica creada uma escola rural mixta no povoado do “Quebra-dente”, districto de Sant’Ana do Jacaré e denominada a mesma “Escola Municipal Saturnino Cardoso”. Revogadas as disposições em contrário. (...) Dado no Paço da Câmara Municipal de Oliveira aos 04 de fevereiro de 1898

Em setembro de 1898 foi nomeada, para o cargo de Professora Pública da Escola Municipal “Saturnino Cardoso” no distrito de Santana do Jacaré, Dona Hermínia Ernestina Ferreira . Sobre a escola pública “Saturnino Cardoso” pouco sabemos, mas ao que tudo indica. Foi umas das primeiras escolas públicas de Santana. Meu avô paterno, José Joaquim de Souza Sobrinho, nascido em 1895 frequentou uma instituição de ensino para crianças, que pode ser essa mesma escola.

Houve também a “Escola do Professor Levi”, na década de 1920, que teve sua instalação à Antiga Rua do Bertinho, atual Cel. Francisco Cambraia, num local onde também foi cinema e hoje é a oficina do Miguelinho. O alicerce de pedra desta escola ainda está intacto e hoje serve de muro.

Encontram-se registrado num livro manuscrito da biblioteca do Grupo João Alves Duca, informações sobre duas escolas. Uma delas intitulada Escola da Sá Lica mantida pelo estado, embora não haja fontes documentais que o comprovem. Esta escola se localizava onde hoje é a agencia da Caixa Econômica Federal, esquina da Praça do Rosário com a Av. Governador Magalhães Pinto.

E a outra escola intitulado “Colégio de Santana”, veio com José Virgulino Gomide, natural de Cana Verde, vulgo Juquinha, em 1895. Desgostoso saiu daqui em 1903, e segundo consta, para nunca mais voltar. A razão do desgosto, embora não saibamos os reais motivos, suspeitamos que seja de cunho político. Deixou uma casa, onde morava, ao léu da sorte. Era um sobrado que foi vendido ao Sr. Tunico Laranjeira por 2:500$00 (Dois mil e quinhentos contos de reis). A posteriori a Câmara Municipal de Oliveira adquiriu este mesmo sobrado, pelo valor de 3:000$00 (Três mil contos de réis) para a instalação do futuro Grupo Escolar João Alves Duca em 1910.

Quando em 28 de setembro de 1887 Santana do Jacaré foi elevada a distrito de paz subordinado a Oliveira, neste mesmo ano foi criado a 1º escola Pública em Santana do Jacaré, ainda que mantivesse a denominação de Escola da Sá Lica. Teve como primeiros professores os Senhores Cândido de Oliveira Barreto e Azarias Ribeiro de Souza.

Quando o Estado comprou o terreno do atual grupo, em princípios do século XX, havia ali um sobradinho. Fizeram algumas adaptações no prédio e os alunos foram transferidos para lá, encerrando assim as atividades da escolinha de Sá Lica. Um dos primeiros alunos da escola foi José Carlos do Nascimento (Juquinha do Tião), esposo de Dona Lonica pai de Dona Lélia do Saú, ex-professora da escola.

7.2- O GRUPO ESCOLAR

Em 01 de setembro de 1910, pelo decreto n° 2931, sendo governador do Estado o Senhor Venceslau Braz Pereira Gomes, conforme a Lei n° 439, art.4 de 28 de setembro de 1906 , criou-se o Grupo Escolar “João Alves Duca”. Seu fundador foi o vereador que deu o nome ao grupo, ilustríssimo santanense e incansável obreiro do progresso local.

Em 23 de setembro de 1910, com grande festejo instalou-se o grupo escolar de Santana do Jacaré.

Bento Ernesto Junior , inspetor regional do ensino e membro do Conselho Superior de Instrução esteve presente nas solenidades de inauguração, representando o Sr. Dr. Delfim Moreira, digníssimo Secretário do Interior.

O poeta das “Frondes” , foi recebido festivamente na localidade e, por ocasião do hasteamento solene da Bandeira Nacional, na inauguração (instalação) do Grupo, recitou vibrante e entusiasmadamente uma ode patriótica, enaltecendo o “auriverde pendão de nossa terra”, escrita especialmente para aquele ato.

7.2.1- PROGRAMAÇÃO DA INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR

1. Chegada do representante do Dr. Delfim Moreira, Bento Ernesto, no dia 22 de setembro de 1910.

2. Alvorada e fogos na manhã do dia 23/09.

3. Hasteamento solene da Bandeira Nacional. Hino à Bandeira, em coro pelos alunos do Grupo Escolar, Poesia de Bento Ernesto Junior recitada por ele mesmo.

4. Instalação solene do Grupo Escolar João Alves Duca. Discurso do inspetor municipal Dr. Arthur Diniz, do Professor José Vicente Martins, de Bento Ernesto Junior, do Professor Azarias Ribeiro, dos Senhores Cláudio Castanheira (Bom Sucesso), Misseno Cardoso, da Professora Carlota Siqueira e de uma gentil aluna do Grupo.

5. Hino Escolar “Com Valor, a sorri caminhemos” de Bento Ernesto, pelos alunos em coro.

6. Instalação da caixa escolar Ferreira de Carvalho, orador oficial: Dr. Arthur Diniz.

7. Passeata.

8. “Lunch” em casa do coronel João Alves Duca.

9. Banquete de 300 talheres.

10. Inauguração do retrato do Prof. Azarias Ribeiro, ex professor da localidade e diretor do colégio Lavrense. Orador Oficial: Bento Ernesto Junior.

11. Grande Baile com presença de pessoas das cidades vizinhas. No dia 24, os rapazes Santanenses ofereceram aos visitantes um grandioso baile nos salões do grupo, durando as danças até a madrugada.

7.2.2- DIRETORIA E PRIMEIROS PROFESSORES

Seu primeiro diretor e corpo docente foram respectivamente, José Farneze de Figueiredo, Anna T. de Alvarenga, José Vicente Lanna e Carlota Siqueira. Posteriormente vieram Cyrilo Novais, Maria Bandeira, Maria Alvarenga e José Rios. Em 1914 Therezinha Teixeira, em 1915 José Rio e Antônio Lanna.

Outros professores deixaram seu legado de sabedoria nos primeiros anos de educação do Grupo Escolar. Dentre os quais lembramos, Augusto Machado, que foi diretor, Deladina Soares, Alvira Soares, Francisca Soares, Maria de Moura, Maria Leocádio, Guiomar Cardoso, Anézia Cardoso, América Barbosa, Maria Lopes, Marieta Alvarenga, Halleyna Cardoso, América Cardoso, Mathilde Antão, Ana Santos entre outros. Tiveram também as primeiras serventes Ana Teixeira de Alvarenga, Liberalina Damasceno e Joaquim da Conceição. O primeiro porteiro, cargo criado em 1926 pelo Diretor Occacir Martins, foi João Pouças.

O grupo seguiu imponente na sua missão de educar, atravessando crises, golpes de estado, guerras mundiais, enfrentando a ação destruidora do tempo e tudo mais. Mas as dificuldades não o impediram de formar, ano após anos, novas turmas de alunos. Muitos desses se tornaram profissionais e novos educadores de prestígio e excelência nos mais diversos ramos da atuação humana.

Em 1961, o primitivo prédio da fundação, já não mais dando segurança aos que dele se utilizavam, devido ao estado precário em que se encontrava, foi demolido, dando lugar a moderno e imponente edifício. A reforma durou três anos e o atual prédio foi construído na gestão estadual do Governador José Magalhães Pinto. Nesse período as aulas foram ministradas em vários locais da cidade, tais como a casa do Sr. Quinca Cambraia, num galpão que hoje pertence ao Sr. Evaristo Freire e a maior parte realizada na Igreja do Rosário, onde a nave principal era utilizada para aulas de canto, auditórios e demais comemorações. Inusitadamente até em baixo de árvores foi ministrado algumas aulas, como contam pessoas que viveram esse período.

No ano de 1998, à 06 de fevereiro a Escola Estadual João Alves Duca foi municipalizada, passando sua responsabilidade para a Prefeitura e sua denominação “Escola Estadual” passou a “Escola Municipal”. Em 2005 sofreu nova reforma no prédio, e o acréscimo de um anexo no seu lado esquerdo para abrigar, além da Secretaria Municipal de Educação, consultórios dentários. Obra de real necessidade mas que destoa do conjunto arquitetônico do prédio original. Esteticamente não acrescentou nada à paisagem urbana. Faltou sensibilidade e visão panorâmica para o conjunto arquitetônico desta parte central da cidade.

Os anos correram e o nosso eterno “Grupo Escolar”, hoje centenário, continua como instituição séria na nobre missão de educar seus filhos santanenses.

7.3- ESCOLA INFANTIL PINGO DE GENTE

Houve um tempo, antes da municipalização do Grupo, que a Prefeitura assumiu a educação infantil da pré-escola e criou a Escola Infantil “Pingo de Gente” que funcionou em uma residência próxima à Praça de Esportes. Depois de algum tempo a Prefeitura assumiu a educação primária e anexou a “Pingo de Gente” ao Grupo encerrando as atividades desta escolinha.

7.4- O GINÁSIO DUQUE DE CAXIAS

Fundado em Santana do Jacaré no ano de 1963, o Ginásio “Duque de Caxias” pertencia à rede nacional de educandários da “Campanha Nacional de Educandários Gratuitos” (CENEG). Foram fundadores desta instituição de ensino o Dr. Osíres de Freitas, (Médico em Santana na época) sua esposa, Dona Maria de Lourdes Lage (que foi sua primeira diretora) e José Carlos do Nascimento (Zé do Inhô).

A escola era estadual, mas os professores eram voluntários, convidados pela diretora Dona Maria de Lourdes. Surgiu como resposta a demanda local de uma escola de quinta a oitava série. Em 1963, ano do início de suas atividades lecionaram os seguintes professores:

Acir Sena do Nascimento (Cici da farmácia)

José Sena do Nascimento (Zezé)

Divino Abel Batista

Antônio Rodrigues Freire

Dr. Osires Freitas

José da Costa Pereira Filho

Dr. Volnei Sena do Nascimento

José Augusto Avelar

Vera Ferreira

Dona Maria Rocha do Nascimento

Edna Rodrigues Pereira

Outros colaboradores que tiveram este ginásio:

Sebastião Tirado Rios

Elci Rodrigues Freire

René de Bastos

Geraldo Carlos do Nascimento

Sua sede era no “Ginásio de lata” à Rua Evaristo Cardoso e foi construído pelo Estado. Este ginásio oferecia o ensino de quinta a oitava série (hoje nona série), atualmente segunda fase do Ensino Fundamental. Após sua fundação e em pleno desenvolvimento os políticos regionais fundaram outro ginásio na cidade, que veio a absorver as matrículas do Duque de Caxias, e este teve seu epílogo.

7.5- ESCOLA MUNICIPAL DR. DERLI RODRIGUES FREIRE

Foi fundada para oferecer o atual Ensino Médio, nível de ensino atualmente sob a responsabilidade do estado. Tinha sede no mesmo “Ginásio de Lata” referido anteriormente. Dr. Derli, que deu nome à Escola, era filho de Tibúrcio Alvarenga Freire e Maria Rodrigues Freire. Estudante de medicina faleceu precocemente, poucos dias antes de sua formatura.

7.6- ESCOLA ESTADUAL CARMELITA CARVALHO GARCIA

Foi fundada pelo decreto 19.472 de 17 de outubro de 1978, com publicação no “Minas Gerais” a 07/11/78, por empenho dos mesmos Dr. Osíres Freitas e esposa, o prefeito da época Orlando Miranda Cambraia, Deputado Hélio Carvalho Garcia, Sr. Wanderlei de Abreu Freire dentre outros. A Escola teve a denominação de Ginásio Carmelita Carvalho Garcia em homenagem à mãe do Deputado e posterior Governador Hélio Garcia.

Em 16 de Outubro de 1986, com o apoio do então Prefeito Municipal Dr. Ivan Ribeiro de Avelar, do Governador do Estado e Secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, foi implantado o atual Ensino Médio, afim de operacionalizar o Plano de Expansão de Ofertas Educacionais e Melhoria de Atendimento da educação.

Diretores:

Maria de Lourdes Lage – 31/09/66 à 20/01/74

Luiz Galdino dos Santos – 31/01/74 à 28/03/75

Laurides Coelho Pinto Massote – 28/02/75 à 28/03/77

Ana Lúcia Pereira Pinto – 29/03/77 à 12/05/77

Lúcia Maria Rodrigues – 13/05/77 à 23/08/77

Antônio Rodrigues Freire – 24/08/77 à 31/08/89

Elenice Cambraia do Nascimento – 01/09/89 à 18/03/90

João José Fagundes – 19/03/90 à 17/01/92

Elenice Cambraia do Nascimento – 18/01/92 à 18/01/97

Valdenete Raimunda Rezende – 19/01/97 à 11/01/2000

Josélia Ribeiro Teixeira – 12/01/2000 à 26/04/2004

Débora da Silva Mendes – 27/04/2004 à 05/07/2007

Débora da Silva Mendes – 06/07/2007 à Jan.2012

Fabrícia Melo – Fev.2012 à 31/12/2015

Amanda Sena Valdivia Ferreira – De 04/01/2016 até hoje (2020).

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 23/03/2021
Reeditado em 23/03/2021
Código do texto: T7213787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.