CRONOS X KAIRÓS, batalha ou equilíbrio?

Do CAOS, surgiu a LUZ, assim é o relato da criação.

Vivemos numa era complexa e angustiante; o medo nos rodeia, a ansiedade domina mentes, as incertezas são maiores e constantes... Uma doença global ganhou forma de monstro para devorar vidas, empregos, sonhos e a esperança dos homens... Não só isso, abocanhou anos, meses, dias, horas, minutos, segundos...

Infelizmente, este mundo em desordem - acelerado e voraz - precisou de um desvio no percurso para poder freiar, repensando sua relação com o TEMPO. Tudo ainda parece nebuloso... CAOS é a palavra de ordem.

Como parar o TEMPO, reprogramar o relógio e começar tudo novamente? Não creio que conseguiremos resolver este enigma.

O TEMPO-CRONOS, quantitativo, representado com datas, prazos, como tempo corrente, provoca medo. Na mitologia grega, o deus Cronos devora seus filhos, e por trás deste mito, segundo Anselm Grun, observamos que ninguém pode impedir as mudanças, nada podemos conservar.

Já o TEMPO-KAIRÓS, conforme o já citado autor, representa o demorar-se no movimento do presente, que muda de forma constante, o mergulho no agora e o reconhecimento das OPORTUNIDADES. Este é o tempo qualitativo, que nos ensina que ele é valioso, mas não é escasso. Para o Cristianismo, eis o tempo de Deus, presente em tantas passagens Bíblicas, e ainda distante da compreensão humana.

Nunca imaginei que viveria numa pandemia, muito menos com as dimensões alcançadas. Na minha infância, também não poderia imaginar que esta geração teria o ápice da fragilidade emocional, a ausência de empatia e tantas "doenças da alma"; que o mercado de trabalho seria exigente ao extremo, que as barreiras geográficas seriam quebradas, que os relacionamentos seriam cada vez mais voláteis e seríamos cobrados para sempre fazer mais, melhor e no mínimo intervalo de tempo. CRONOS devorou esta era.

EQUILÍBRIO, creio que esta deve ser a nova palavra de ordem. Aproveitar e viver com o ativo mais democrático que Deus compartilhou neste mundo: O TEMPO, em suas variadas formas e expressões.

Circunstâncias (boas ou ruins) são oportunidades que KAIRÓS nos oferece para amadurecer e crescer. CRONOS também não é no todo mau, pois precisamos dele para organizar nossos dias, planos, metas e concretizar nosso sonhos. Na família, no trabalho, em quaisquer grupos sociais, precisaremos nos relacionar bem com TEMPO e administrá-lo para que possamos viver melhor, mais felizes - e conscientes - da nossa efemeridade neste mundo.

E você, como se encontra sua relação com o TEMPO?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

(Eclesiastes 3:1)

Robson Costa

25.03.2021

Robson Alves Costa
Enviado por Robson Alves Costa em 25/03/2021
Código do texto: T7215403
Classificação de conteúdo: seguro