Não te rendas

ACHO que por não ter vocação para a poesia eu ame tanto essa arte. Adoro poesia.Todo dia eu leio alguns poemas. Há aqueles que possuem seus poetas favoritos e se fixam neles. Eu sou meio leviano e vira-casaca, um dia prefiro alguns e, noutros dias, opto por outros. Não, não ligo pra técnica, não leio poesia com régua e compasso para medir métrica, ritmo e etc e coisa e tal. Para mim poesia é sentimento.Exatamente isso: sentimento.

Hoje reli um poema que adoro e que sempre releio quando estou meio jururu. Ele me levanta. É do uruguaio Mário Benedetti. Título do poema: "Não te rendas". Vou transcrevê-lo:

"Não te rendas, ainda estás a tempo/ de alcançar e começar de novo,/ aceitar as tuas sombras/ enterrar teus medos,/ largar o lastro,/ retomar o voo.// Não te rendas, que a vida é isso,/ Continuar a viagem,/ perseguir os teus sonhos,/ arrumar os escombros,/ e destampar o céu.// Não te rendas,por favor, não cedas,/ ainda que ofrio te queime,/ ainda que o medo te morda,/ainda que o sol se esconda,/ e se cale o vento:/ainda há fogo na tua alma/ ainda existe vida nos teus sonhos.// Porque a vida é tua,teu é também o desejo,/ porque o quiseste e eu te amo,/ porque existe o vinho e o amor/ porque não existem feridas que o tempo não cure.// Abrir as portas, tirr os ferrolhos,/ abandonar as muralhas que te protegem, viver a vida e aceitar o desafio,/ recuperar o riso,/ ensaiar o canto,/ baixar a guarda e estender as mãos,/ abrir as asas/ e tentar de novo/celebrar a vida e relançar-se no infinito.// Não te rendas, por favor:/ mesmo que o frio queime,/ mesmo que o sol se ponha e se cale o vento./Ainda há fogo na tua alma,/ ainda existe vida nos teus sonhos./ Porque cada dia é um novo inicio,/ porque esta e a hora e o melhor momento./Porque não estás só, porque eu te amo". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/03/2021
Código do texto: T7217996
Classificação de conteúdo: seguro