Heróis Nacionais e Mundiais

Sem citar nomes, mas apenas os países em que eles fizeram história, vemos agora muitas distorções, muitas controversas, pelo que fizeram na União Soviética, na China, na Alemanha, na Inglaterra, na Itália, nos Estados Unidos e no nosso Brasil. De todos esses países, via, na minha infância e adolescência, enaltecerem determinadas figuras políticas, que hoje dizem o contrário. Os tempos mudam, as pessoas mudam, o conceito histórico muda também. Através da leitura de um abalizado escritor brasileiro, que também não vou citar o nome, em razão de diferentes opiniões em suas obras, elogiando ou repudiando certos vultos históricos, fico na minha permanente dúvida quanto esse ou aquele personagem, a quem antes julgava herói.

Por isso, até mesmo um Presidente do Brasil, de quem tenho uma vaga memória do dia de seu suicídio, através do "Repórter Esso", fui indagar ao meu tio sobre quem realmente era Getúlio Vargas. E ele: "O pai dos pobres, o melhor Presidente que o Brasil já teve". E, mais tarde, "o homem que protege os trabalhadores". E ainda vem a história do Estado-Novo, quando o homem assume a condição de Ditador. E hoje, quando se fala em Ditador, tudo é visto negativamente.

Certa vez, numa livraria, eu brechava um livro, cujo título era: "Mão Tse Tung, o Homem que governou um terço da população do mundo". Quando vi a quantidade de páginas, quase mil, desisti. Na época, a China representava mesmo um terço da população. Hoje, apenas um quinto. Não cresceu na mesma proporção do mundo. Também pudera, já tem gente demais. Assustado com o volume do livro, mudei de ideia, fui para Churchill, Primeiro Ministro da Inglaterra, menos de 500 páginas.

Dizendo que não citaria nomes, eis que dois grandes personagens históricos, de diferentes países e diferentes ideologias políticas, trago à tona. Mas, me reservo fazer qualquer comentário, pois a história está aí para julgar qualquer um deles.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 02/04/2021
Reeditado em 02/04/2021
Código do texto: T7222014
Classificação de conteúdo: seguro