PEIXE E CRUZ, SÍMBOLOS DOS CRISTÃOS

Pratiquei muitos esportes no decorrer do tempo, no futebol gastei uma boa quantia de tênis e chuteiras, agora, literalmente falando, “futebol só no Baú do Esporte”. Hoje pratico caminhadas e bicicleta em casa. Meu divertimento são as pescarias, no entanto, não aprecio pesque-pague, acho muito fácil, prefiro o imprevisto dos rios, mesmo que nada pegue.

          Estamos em plena Semana Santa, cá estou eu olhando fixamente para a bóia de minha vara de pescar. Acima de mim, as folhas das arvores trepidam, o ar é puro, a estação por estas bandas já propiciam um friozinho, penso que deveria ter trazido um agasalho. Vejo as águas passarem, descem algumas folhas secas dançando com as ondas, é natural eis que elas já cumpriram seu dever. No entanto, tal qual a vida, vez que outra, também desce prematuramente uma folha verde.  Essas percepções são importantes, eis que para não sucumbir à brevidade da vida, é preciso lembrá-la. Não para que essa brevidade nos assuste, mas para que nos deixe em estado de alerta.      

Não demora e a bóia começa dar os primeiros sinais, cá estou eu com o primeiro peixe. Até parece que o tirei da geladeira, está bem frio. A temperatura dos rios aqui no sul já estão baixando. Não muito tempo depois, mais alguns peixes, como se diz popularmente: “garanti o frito".

         No decorrer do ano, na quaresma, a Semana Santa é o período que mais se consome peixe. A palavra peixe em grego é "ICHTHUS", símbolo dos Cristãos. Para saciar a fome do povo Jesus multiplicou os peixes e pães. Nos primeiros séculos da Igreja, os Cristãos, para se identificarem, desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor. Hoje esse símbolo continua a ser usado por algumas denominações Cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo. O símbolo consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do Cristianismo.  A Cruz com o Cristo é o mais conhecido e o mais essencial símbolo da Igreja Católica. Representa a crucificação de Jesus Cristo.

Não esqueçamos: “Cristo crucificado fez do seu corpo uma escada, a fim de que subamos às alturas da vida celeste” - Santa Catarina de Sena.                                                    

          

                                                                     Que nesta Páscoa nossa FÉ seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós. FELIZ PÁSCOA!